Museu do Oriente recebe Festival Internacional de Piano do Oeste

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Agosto, 2022
Museu do Oriente recebe Festival Internacional de Piano do Oeste
Fotografia de Jordan Whitfield / Unsplash
PUB

O Museu do Oriente recebe o Festival Internacional de Piano do Oeste, no dia 9 de Agosto, às 19h00, com um recital dos laureados com os Prémios ACIM/ Antena 2, Muzi Zhao e Juan Pedro García Oliva. A entrada é gratuita.

Muzi Zhao nasceu em 1998, tendo começado a estudar piano aos 4 anos de idade. A sua formação passa pelo Junior Music Program na Academia de Artes Cénicas de Hong Kong, a Northwestern University de Chicago e, actualmente, a University of Yale onde se encontra a estudar ao abrigo de uma bolsa de estudos.

Tocou como solista com a Orquestra Sinfónica de Torun, a Milwaukee Symphony Orchestra e é artista residente da Orquestra Sinfónica de Sichuan. Apresentou-se como solista em vários recitais em prestigiadas salas de concerto, nomeadamente no Carnegie Hall.

O seu percurso inclui ainda a participação em várias masterclasses e festivais, entre os quais, Paderewski Piano Academy, Frost Chopin Academy, Mozarteum Sommer Akademie e master classes de piano da Semana Internacional de Piano de Óbidos. Ganhou inúmeros prémios e concursos a nível internacional, entre os quais o prémio ACIM/Antena2 na SIPO XXIV (2019).

Natural de Sanlúcar de Barrameda (Espanha), Juan Pedro García é um dos mais destacados jovens artistas de música clássica, reconhecido tanto em Espanha como no estrangeiro. Depois de ter terminado o curso de piano no Conservatório de Música de Jerez de la Frontera, ingressou no Conservatório de Amsterdão onde estuda presentemente. 

Ganhou recentemente o 1.º prémio de audiência de melhor execução em música de câmara no YPF Concurso Europeu de Piano – Grand Prix Youri Egorov 2022 em Amsterdão. Além deste, já conquistou vários prémios em concursos de piano, nomeadamente em Albacete, Sevilha, Alicante e Madrid (Espanha), bem como em Portugal (SIPO XXVI, prémio ACIM/Antena 2), Itália e Países Baixos.

Juan Pedro García apresentou-se em várias cidades como solista e, também acompanhado pela Orquestra de Câmara Andrés Segovia, no Auditório Nacional de Música de Madrid e no Muziekgebouw em Amsterdão.

Programa:

  • Piano, Muzi Zhao (SIPO 2019)

Robert Schumann  (1810-1856)
Kreisleriana, Op.16 (Fantasias para pianoforte)

1. Äußerst bewegt (extremamente animado)
2. Sehr innig und nicht zu rasch (muito íntimo e não muito depressa)
3. Sehr aufgeregt (muito agitado)
4. Sehr langsam (muito lento)
5. Sehr lebhaft (muito vivo)
6. Sehr langsam (muito lento)
7. Sehr rasch (muito rápido)
8. Schnell und spielend(rápido e jocoso)

  • Piano, Juan Pedro García Oliva (SIPO 2021)

Frédéric Chopin (1810-1849)
Variations brillantes em si bemol maior, Op. 12 

Maurice Ravel (1875-1937)
Gaspard de la nuit, M.55 
                I. Ondine
                II. Le Gibet
             III. Scarbo

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.