Museu do Teatro exibe “maior exposição até hoje realizada” sobre Gil Vicente

por Lusa,    19 Outubro, 2023
Museu do Teatro exibe “maior exposição até hoje realizada” sobre Gil Vicente
Retrato de Gil Vicente, por António Nunes Júnior / DR

Livros, figurinos, trajes de cena e adereços vão ser exibidos na exposição “Gil Vicente, Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu”, que é inaugurada dia 26, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa.

Segundo o Museu Nacional do Teatro e da Dança, trata-se da “maior exposição até hoje realizada” em torno da obra de Gil Vicente, com mais de 450 peças, entre as quais figuram também desenhos e maquetes de cenários, marionetas, pinturas, cartazes, mapas, fotografias, vídeos, instrumentos musicais e outros objetos – provenientes de diversas instituições culturais e companhias de teatro de Portugal e Espanha.

Os objetos levam os visitantes “numa viagem do século XVI até hoje, revisitando a história do espetáculo em Portugal nos últimos 150 anos”.

A mostra pode ser visitada até 28 de abril de 2024. 

“Trata-se, indiscutivelmente, da figura mais importante da dramaturgia peninsular do seu tempo”, resultando “como o mais brilhante autor de uma tradição que, com raízes medievais, ganhou impulso decisivo no início do século XVI, quando pontificaram outros dramaturgos como os espanhóis Juan del Encina e Torres Naharro”, acrescentou a instituição museológica.

A mostra enquadra Gil Vicente numa “atividade refundadora do teatro ocidental”, já que a sua obra revela parte de temas centrais para as sociedades atuais, observa o Museu.

É por isso que, passados 500 anos, “Gil Vicente ainda desperta o interesse coletivo, refletido na diversidade de artistas que têm trabalhado a sua obra – da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro ao Teatro Praga, do Teatro da Cornucópia às revistas à portuguesa de Eugénio Salvador – fazendo dele o dramaturgo mais representado em Portugal”.

Na exposição serão mostradas peças do acervo de outros museus, como Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, o Museu Nacional de Arqueologia, o Palácio Nacional de Mafra, o Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea ou o Museu Nacional da Música. 

Os teatros nacionais São João ou D. Maria II, também marcam presença nesta montra vicentina, assim como a Companhia Nacional de Teatro Clássico, a congénere espanhola.

Na mostra estarão também representadas companhias que já apresentaram espetáculos de Gil Vicente ou que continuam a levar o autor a palcos ibéricos, entre as quais Teatro Experimental de Cascais, do Teatro da Cornucópia, do Teatro da Rainha, Cendrev, da Escola da Noite, A Barraca, A Comuna, Teatro das Beiras, entre outras.

De Espanha, estarão representados espetáculos da encenadora e dramaturga Ana Zamora e da sua Companhia Nao d’Amores, e do encenador Juan Antonio Quintana.

“Gil Vicente. Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu” é uma exposição bilingue, em português e castelhano, organizada pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança, com a colaboração do Museu Nacional do Teatro (Almagro, Espanha) e é comissariada por José Camões, da Universidade de Lisboa, e Javier Huerta Calvo, da Universidade Complutense de Madrid.

A mostra contempla ainda atividades complementares, entre as quais conferências, conversas com artistas, espetáculos de teatro e música, visitas guiadas e oficinas, e um projeto educativo para escolas e famílias, que pode ser consultado nas redes sociais.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.