Museus e Monumentos de Portugal salvaguarda e renova plataforma digital de gestão e divulgação de bens culturais

por Comunidade Cultura e Arte,    7 Junho, 2024
Museus e Monumentos de Portugal salvaguarda e renova plataforma digital de gestão e divulgação de bens culturais
Fotografia de Zalfa Imani / Unsplash

A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) lança hoje a nova plataforma destinada ao inventário, gestão e divulgação da base de dados do património móvel português. Raiz, disponível em raiz.museusemonumentos.pt, apresenta-se como uma ferramenta ao serviço dos museus, que potencia a preservação e divulgação digital das coleções nacionais.

O Raiz, ainda em fase de desenvolvimento modular, vem salvaguardar os recursos existentes no sistema Matriz, preservando o acesso público à plataforma online e renovando-a como inventário digital de todos os bens culturais móveis conservados nos museus e monumentos tutelados pela MMP, introduzindo ainda novas funcionalidades que vêm dar resposta às necessidades identificadas pelos profissionais dos museus.

Destaque para a maior operacionalidade e interatividade com outros recursos fundamentais da Museus e Monumentos de Portugal, designadamente o Laboratório José de Figueiredo e o Arquivo de Documentação Fotográfica, facilitando o acesso aos profissionais, investigadores e público em geral.

Ficam desde já disponíveis mais de 160 mil registos, com novo grafismo e interface com o público, agora mais apelativo e intuitivo. Será, assim, possível reconfigurar a relação do museu com o seu visitante, seja pela experiência virtual, seja pela antecipação da experiência física.

Foi igualmente salvaguardada toda a informação do PIX, a grande base de dados de imagens que constitui a memória digital do património cultural nacional, que será enriquecida com as mais de 44.000 imagens a produzir no âmbito do PRR digitalização.

O Raiz estabelece um compromisso de continuidade com a história da museologia em Portugal, cumprindo o desígnio de chegar a todos e cada um, com novas ferramentas e funcionalidades. Ultrapassadas insuficiências e desinvestimentos, o caminho que agora se percorre é exigente e promissor.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.