National Geographic Exodus: o festival de fotografia e vídeo de viagem está de regresso a Aveiro

por Comunidade Cultura e Arte,    30 Abril, 2018
National Geographic Exodus: o festival de fotografia e vídeo de viagem está de regresso a Aveiro
PUB

O National Geographic Exodus Aveiro Fest é um Festival Internacional de Fotografia e Vídeo de Viagem e Aventura com uma missão ambiciosa – abrir as portas do mundo, juntando os melhores profissionais destas áreas para falarem das suas vidas, partilharem os seus projetos e inspirar. Abrir a alma à magia da descoberta e da exploração, é também abrir o coração a novas culturas e novos ambientes, aproximando a relação entre o Homem e a Natureza.

Este é o festival que inspira as pessoas a ir, a sonhar e a ser livres. Livres de dúvidas, de medos, de preconceitos, livres de barreiras étnicas e culturais. É um hino para a humanidade e uma homenagem ao nosso planeta. É o sítio onde se torna o mundo acessível a todos, ao partilhar os melhores trabalhos de fotografia e vídeo sobre estas temáticas.

No National Geographic Exodus Aveiro Fest vão existir apresentações de projetos, portfólios e histórias pessoais vividas por grandes talentos e influentes fotógrafos e videografos; poderosas masterclasses para aqueles que procuram a oportunidade de evoluir e aperfeiçoar as suas habilidades de criação visual; e mostras de fotografia, com galerias de cortar a respiração que vão inspirar os espectadores a descobrir mais além.

Para 2018, ainda que seja menos um dia, em comparação com a primeira edição, vão acontecer mais atividades e mantêm-se as Speaking Sessions, nas tardes de 1 e 2 de dezembro, com 10 oradores. Uma das grandes novidades do programa de 2018 acontece em parte da manhã de dia 1, o Exodus Talents 2018. Neste espaço pretende-se destacar e reconhecer o valor de fotógrafos(as) e videógrafos(as) portugueses que têm vindo a trabalhar em temas que refletem os vectores do National Geographic Exodus Aveiro Fest, como por exemplo a fotografia/videografia de viagem, aventura e exploração, a fotografia documental de realidades culturais e étnicas, a fotografia de projectos de sensibilização e conservação da natureza, e também projectos fotojornalísticos inerentes a questões sócio-humanitárias.

A complementar todas estas atividades, durante o festival estarão expostas, parte do espólio fotográfico dos oradores desta edição. À semelhança da primeira edição, posteriormente ao festival, todas as imagens (20 de cada autor) estarão expostas na cidade de Aveiro e pretende-se que esta exposição seja itinerante, percorrendo várias cidades de Portugal e também de outros países.

No centro das atenções vão estar dez personalidades do mundo da fotografia e vídeo de viagem e aventura, que vão deslocar-se a Aveiro para apresentar, ensinar e inspirar outros viajantes e criativos a ver o mundo com olhos diferentes.

Do ponto de vista de oradores convidados o painel é bastante diversificado do ponto de vista de projetos e trabalhos, mas também do ponto de vista etário, como Annie Griffiths, Eduardo Leal, William Albert Allard, Timothy Allen, Matthieu Paley, Jennifer Adler, Céline Cousteau, Rob Whitworth, Jody MacDonald e Keith Ladzinski.

O festival também tem uma parte do programa dedicado à educação das crianças e por isso teremos Mike Libecki que é explorador e que faz expedições em todo o mundo e a sua filha de 14 anos Lilliana Libecki e que já esteve em todos os continentes e participa frequentemente com o seu pai nas expedições. Juntos partilharão palco para explicar como se pode ter filhos e continuar a explorar o mundo e o quão enriquecedor é para as próprias crianças.

Uma das grandes novidades desta segunda edição é um prémio de vídeo. Em conjunto com um dos parceiros do festival, a agência de viagens Nomad, a organização criou o Prémio de Vídeo Exodus – Nomad x National Geographic Exodus Aveiro Fest. Este prémio será entregue à melhor candidatura para a produção de um vídeo que transmita uma mensagem relevante num dos seguintes temas: viagem aventura, conservação ambiental ou causas humanitárias. (Candidaturas abertas até 31 Outubro 2018).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados