Novo Cartão Jovem conta já com 30.000 utilizadores
O novo Cartão Jovem gratuito, generalizado e digital tem 30.000 utilizadores, enquanto o programa ANDA tem 13 mil pré-inscritos, com documentos de viagem resgatados por 2.500 pessoas, anunciou hoje o Governo.
O ANDA permite aos jovens sete dias de “viagens de comboio ilimitadas” e que pernoitem, gratuitamente, seis noites na rede de Pousadas de Juventude, acrescenta um comunicado divulgado hoje, dia do estudante, pelo gabinete da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.
Segundo o Governo, o Cartão Jovem, que é gratuito, generalizado e digital, oferece mais vantagens, abrangendo grupos etários entre os 12 e os 17 anos, 18 e 23 anos e entre os 24 e 30 anos, lê-se na nota.
Possibilita ainda que os jovens tenham conhecimento de parcerias do Cartão Jovem, entre as quais com o comércio local “e fomentar a criação de espaços para uma maior participação cívica”.
A iniciativa da Movijovem, em parceria com a CP – Comboios de Portugal, possibilita aos jovens que concluíram o 12º ano ou venham a terminá-lo entre 2023 e 2025 “conhecer Portugal através das Pousadas de Juventude e de viagens de comboio”.
Dois mil e quinhentos jovens já confirmaram inscrições para levantarem os documentos de viagem, acrescenta a nota.
Incentivar todos os jovens que terminem o ensino secundário a conhecer Portugal, diminuindo as barreiras socioeconómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial são, segundo o Governo, objetivos da iniciativa, que tem um orçamento na ordem dos quatro milhões de euros para 2024, e está prevista para os anos letivos de 2022/2023 a 2024/2025.
As medidas concretizam a “revitalização de modelos que, embora de reconhecido sucesso”, como o Cartão Jovem e o Intra Rail, “precisavam de novos objetivos e diferentes dinâmicas”, conclui o comunicado.