Novo disco de Moby, “Reprise”, sai este mês
Disco conta com as participações de Kris Kristofferson, Gregory Porter + Amythst Kiah, Skylar Grey, Mark Lanegan, entre outros.
O pioneiro musical Moby anuncia o seu novo álbum, “Reprise”, a ser editado no dia 28 de maio através da Deutsche Grammophon. Em “Reprise”, Moby revisita e recria as principais músicas da sua carreira que se prolonga há 30 anos. O músico recriou, juntamente com a Budapest Art Orchestra, alguns dos clássicos rave e hinos mais conhecidos do seu percurso, com novos arranjos para orquestra e instrumentos acústicos. O músico uniu-se a uma série de convidados especiais, incluindo Alice Skye, Amythyst Kiah, Apollo Jane, Darlingside, Gregory Porter, Jim James, Kris Kristofferson, Luna Li, Mark Lanegan, Mindy Jones, Nataly Dawn, Skylar Grey e Vikingur Ólafsson.
Moby já partilhou o primeiro tema do álbum, “Porcelain” feat. Jim James (My Morning Jacket).
“Reprise” inclui os temas mais conhecidos de Moby, entre eles o inovador “Go”, além de “Extreme Ways” (da célebre saga de filmes “Bourne”), “Natural Blues” e “Why Does My Heart Feel So Bad?”. Algumas das novas versões são mais esparsas e lentas, outras exploram o potencial energético que uma orquestra consegue oferecer. Três décadas na carreira de Moby, “Reprise” é menos um álbum greatest hits e mais uma oportunidade para refletir sobre a forma como a arte se pode adaptar ao longo do tempo a diferentes configurações e contextos.
“Peço desculpa se isto parece óbvio, mas para mim o principal objetivo da música é comunicar emoção”, afirma Moby. “[É] partilhar algum aspeto da condição humana com quem quer que esteja a ouvir.” Porquê incluir uma orquestra? “Adoro a simplicidade e vulnerabilidade que se consegue obter com música acústica ou clássica”, explica.
As sementes de “Reprise” foram plantadas quando Moby foi convidado a participar na sua primeira colaboração clássica — um concerto ao vivo da sua música no Walt Disney Concert Hall com o amigo Gustavo Dudamel e a Los Angeles Philharmonic, em outubro de 2018.
2021 promete ser um ano entusiasmante no novo capítulo do percurso de Moby, com o lançamento de “Reprise” e do documentário “MOBY DOC”. Realizado e montado por Rob Bralver, o filme será lançado nas plataformas digitais no dia 28 de maio. “MOBY DOC” é um documentário biográfico surrealista narrado por Moby, à medida que o próprio reflete sobre a sua vida pessoal turbulenta e a música icónica que produziu. O músico olha para a sua vida e aborda o que o levou das bandas underground de punk até liderar os tops de vendas como artista a solo, passando pela sua luta enquanto ativista vegano. O filme inclui entrevistas com David Lynch e David Bowie, bem como imagens de concertos, fazendo uma mistura única de encenações com entrevistas e imagens de arquivo. O público terá acesso a um olhar perspicaz e nítido sobre um artista cuja infância traumática o moldou de maneiras profundas.
Moby é um célebre músico, cantor/compositor, produtor, DJ, fotógrafo e ativista. Este artista multiplatinado e nomeado para os Grammy tem quebrado barreiras com a sua música aclamada pela crítica e pelos fãs, incluindo o álbum de sucesso mundial “Play”. Tendo vendido mais de 20 milhões de álbuns em todo o mundo, Moby já teve oito sucessos no Top 10 da tabela “Dance Club Songs” da Billboard. Vegano convicto e defensor dos direitos dos animais e da ajuda humanitária, é também o autor de quatro livros, incluindo uma coleção de fotografias.