Novo filme de Frederico Corado, “A Memória das Sombras”, revisita o escritor Vergílio Ferreira
Vai estrear já esta semana o filme “A Memória das Sombras” do realizador Frederico Corado. Um filme feito propositadamente para a “Casa Para Sempre” que vai abrir esta semana em Melo – Gouveia, terra do escritor Vergílio Ferreira.
“Em “A Memória das Sombras” “Casa Para Sempre” ouve, uma vez mais, a voz e as memórias de Vergílio Ferreira através dos filmes de Lauro António realizados em 1975 e que hoje servem como forma de trazer as memórias de outros tempos para a nova velha casa.”
O filme “A Memória das Sombras” é uma revisitação de dois filmes feitos por Lauro António em 1975 e 1975, “Prefácio Vergílio Ferreira” e “Vergílio Ferreira Numa Manhã Submersa” respectivamente.
A aldeia de Melo é palco da 3.º do O Festival Literário Em Nome da Terra onde o filme terá a sua primeira exibição, sendo que domingo dia 6 às 10.30 na Capela da Misericordia haverá uma conversa com Frederico Corado e Evelina Oliveira moderada por Jorge Costa Lopes com o tema “Tanto como já li e aprendi e guardei. E nada disso me serve para olhar uma simples flor” – Vergílio Ferreira in “Conta-Corrente 5”, onde será projectado o filme.
“A Memória das Sombras” tem realização de Frederico Corado e imagem de Beatriz Cachulo, usa som dos filmes “Prefácio a Vergílio Ferreira” (1975) e “Vergílio Ferreira numa Manhã Submersa” (1979) com realização de Lauro António e a voz de Vergílio Ferreira e ainda fotografias das rodagens de ambos os filmes e também de “Manhã Submersa” (1980). É uma produção da Área de Serviço, encomendada pela Casa Para Sempre – Câmara Municipal de Gouveia (2024).