Novo filme de Jafar Panahi e duas obras-primas de Abbas Kiarostami chegam este mês aos cinemas

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Janeiro, 2023
Novo filme de Jafar Panahi e duas obras-primas de Abbas Kiarostami chegam este mês aos cinemas
“Ursos Não Há” (“No Bears – Khers Nist”), novo filme de Jafar Panahi
PUB

Com a estreia do novo filme de Jafar Panahi, “Ursos Não Há” (“No Bears – Khers Nist”), e a estreia das versões restauradas de duas obras-primas de Abbas Kiarostami nunca estreadas em Portugal — “Onde fica a Casa do meu Amigo?” (1987) e “Trabalhos de Casa” (1989), “a Midas Filmes renova o seu compromisso com o cinema do Irão, numa altura em que cineastas e actores e actrizes vêem a sua vida e o seu trabalho em risco de vida”, pode ler-se no site da distribuidora e produtora.

Sobre o filme “Ursos Não Há”; este foi distinguido com o Prémio Especial do Júri no último Festival de Veneza, e Jafar Panahi, que se encontra sob prisão no Irão, foi também distinguido pelo Círculo de Críticos de Nova Iorque com um prémio especial pela sua “bravura obstinada como artista e pela humanidade e beleza de um corpo de trabalho criado sob as circunstâncias mais opressivas“. O filme estreia a 26 de janeiro nos cinemas portugueses.

“Onde fica a Casa do Meu Amigo?” (19879, filme de Abbas Kiaostami

Em simultâneo com a estreia de “Ursos Não Há”, a Midas estreia as cópias restauradas de duas obras-primas da fase inicial do trabalho de Abbas Kiaostami: “Onde fica a Casa do Meu Amigo?” (1987) e “Trabalhos de Casa” (1989), e que trouxeram o cinema iraniano para o primeiro plano do cinema internacional, primeiro em festivais e depois nas salas de cinema de todo o mundo. Kiarostami faleceu em 2016 e é considerado um dos maiores realizadores mais importantes do cinema. Os filmes estreiam a 26 de Janeiro nos cinemas portugueses e serão exibidos em Lisboa no Cinema Ideal, no Porto no Cinema Trindade e em Coimbra na Casa do Cinema.

Na mesma data, os dois filmes de Kiarostami serão editados em DVD e estarão disponíveis para aluguer nos videoclubes dos operadores de televisão (NOS, MEO, Vodafone e Nowo) e na Filmin.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados