Novo livro de Pedro Goulão, “A Palmeira”, é apresentado hoje

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Outubro, 2018
Novo livro de Pedro Goulão, “A Palmeira”, é apresentado hoje
PUB

Neste Outono, aglutinado por um Verão que tarda em desaparecer, ainda há quem passeie de calções pela praia e recupere memórias «de pistas de caricas na areia, de mar, de mesa, de risos e de livros, de viagens e de sol. De luz e de sombras. E escaldões, sobretudo escaldões». Memórias como as de Pedro Goulão, talentoso guionista responsável pelos sketches de alguns dos maiores humoristas portugueses, compiladas em A Palmeira, romance – de inspiração autobiográfica – editado pela Guerra & Paz, que irá acompanhá-lo nesta rentrée.

Este romance é feito de memórias, mas também de retratos. Retratos de quatro gerações da família do autor, e das peripécias que viveu nas férias. Sempre no mesmo sítio, com as mesmas pessoas e na mesma altura do ano.

Capa do livro

Pedro Goulão rompe as barreiras do romance e assume A Palmeira como a sua primeira «autobiografia autorizada», escrita entre a imaginação e o pícaro de episódios humorísticos, o que nos levará a questionar o que é real e o que é ficção.

«Nela, encontrarão algumas das melhores pessoas que conheço. E eu. Sobretudo eu. Bastante melhorado e heróico, seguramente mais magro. Afinal de contas, é a minha autobiografia autorizada, e é mesmo muito possível que algumas das coisas nela relatadas só se tenham passado na minha imaginação. Outras, as inverosímeis, passaram-se mesmo», afirma o escritor.

Um livro cozinhado entre um saboroso domínio da língua portuguesa, uma doce ternura pelas suas personagens, mas também um gosto muito particular pelo exagero e pela auto-depreciação, que certamente lhe proporcionarão momentos de gargalhada lacrimejante.

A sessão de lançamento está marcada para o dia 2 de Outubro (hoje), pelas 18h30, no bar Gin Lovers, no Príncipe Real, em Lisboa, e terá como apresentadores o guionista e realizador Filipe Homem Fonseca e o actor Jorge Mourato. Conte igualmente com as leituras da escritora e actriz portuguesa Marta Bernardes.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados