Nunca tivemos tanto, nunca possuímos tão pouco

por Rui Maciel,    13 Agosto, 2026
Nunca tivemos tanto, nunca possuímos tão pouco
PUB

Houve um tempo em que comprar uma coisa significava ficar com ela. Podíamos usá-la outra vez, emprestá-la a alguém, vendê-la quando já não interessasse ou deixá-la a quem viesse a seguir. Para muito do que consumimos hoje, nada disso é verdade. Já não compramos, subscrevemos, aderimos, ativamos, renovamos; até que um dia cancelamos e fica tudo para trás. Hoje comprar não significa que seja nosso. 

Fiquei espantado quando descobri o caso da HP: consumidores compraram impressoras e subscreveram os serviços da empresa, incluindo os tinteiros. Quando cancelaram a subscrição, os tinteiros que tinham em casa, mesmo cheios, deixaram de funcionar, sendo desativados à distância. A explicação da própria HP é a parte mais reveladora: aqueles tinteiros nunca deixaram de ser propriedade da empresa. O cliente pagou, contudo nunca chegou a ser dono. Pode ser só uma impressora, mas o caso tornou-se paradigmático de como a economia mudou.

Mais interessante ainda é que isto está juridicamente previsto. Em 2019, o Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu que revender um livro eletrónico em segunda mão precisa de autorização do editor, ao contrário de um livro em papel. O mesmo raciocínio vale para música e videojogos. E com isso fechou-se um mercado inteiro: o dos usados. Este facto jurídico mostra-nos que, até legalmente, o objeto já não está do nosso lado.

O porquê disto acontecer não é inocente. As empresas têm um objetivo: tornar um cliente que comprava uma vez num cliente que compra várias vezes, e garantir uma receita mais estável. A Adobe escreveu isso mesmo, preto no branco, nos documentos que entregou ao regulador americano em 2013: esperava que a passagem à subscrição aumentasse a receita recorrente e o crescimento a longo prazo. Em 2015 acabou com a licença perpétua e comprar o Photoshop deixou de ser possível, só se passou a poder subscrever. Em 2025, mais de 90% da receita da empresa provinha desta via. O mais intrigante aqui é que a mudança não foi motivada pela melhoria do produto, mas pelo facto de as receitas previsíveis serem mais aliciantes para os acionistas.

É importante demonstrar que também existem coisas boas. Temos hoje acesso a muito mais do que antes: num clique chegamos às discografias mais variadas, de José Pinhal a Smashing Pumpkins. Vemos a série que queremos, quando queremos, por menos do que custava no cabo. Se quisermos, existem apps e gadgets que nos dão em direto o nosso batimento cardíaco e uma pontuação ao nosso sono. Se isto acrescenta alguma coisa à nossa felicidade, não sei, mas os nossos antepassados ficariam fascinados, especialmente Álvaro de Campos. Contudo, com tanta opção e subscrição, vem a despesa. Segundo o Barclays, 88% dos consumidores britânicos têm pelo menos uma subscrição e gastam em média 50,60 libras por mês, num total de 155 milhões de subscrições ativas para 68 milhões de pessoas. Em Portugal a direção é a mesma: entre janeiro e abril de 2025, 42,2% dos portugueses subscreviam pelo menos uma plataforma de vídeo streaming, o que quer dizer que, incluindo todos os outros tipos de subscrição, os números deverão ir para valores parecidos com os dos ingleses.

A reação existe, mas fica só para alguns. Em Portugal, os dados da Audiogest para 2025 mostram-no bem: as vendas de CD caíram 8%, mas o vinil cresceu 5% e representa hoje 72% das vendas de álbuns físicos. O formato mais antigo é o único que resiste e cresce, porém, nesse mesmo ano, o digital já valia 79% do mercado nacional de vendas, e o streaming sozinho representava 98,7% das receitas digitais. Ou seja: o vinil cresce dentro de uma fatia que somente representa um quinto do mercado nacional. As vendas de vinil em Portugal andarão hoje pelos sete milhões de euros.

A ressalva, porém, não desmente a tendência, confirma-a. Outro exemplo é o mercado dos videojogos colecionáveis, que cresce, e não me espanta que daqui a uns anos o DVD de certos filmes seja também um objeto de coleção. Mas isto não é um retorno ao passado, é a cristalização da separação. Possuir o hardware todo, ter o objeto em casa e poder consumi-lo sem estar conectado deixou de ser o modo normal e passou a ser um luxo. Resumindo, a minoria compra, a maioria aluga. 

Poder-se-á argumentar que tudo isto é uma escolha, e em parte é. Escolhemos entre a Netflix e a HBO, entre o Spotify e o Apple Music, entre o plano semanal e o mensal, entre o individual e o familiar. Nunca houve tanta escolha. Mas é toda ela uma escolha entre alugueres. A opção de comprar não foi proibida, somente deixou de estar acessível. E talvez seja essa a parte mais difícil de contestar: nunca tivemos acesso a tanto.

Sugestões do cronista:

Ler na praia é das melhores coisas que se podem fazer no mundo. Stoner, de John Williams, é um livro agradável para se ler neste contexto, porque é um livro simples sobre uma vida sem acontecimentos, mas que precisa de tempos mortos para assentar.

Um pequeno ensaio da política Ida Auken, do qual esta crónica tomou alguma inspiração e que nos fala de uma realidade alternativa de 2030.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.