“O Codex 632”, do jornalista José Rodrigues dos Santos, será adaptado para série

por Comunidade Cultura e Arte,    22 Junho, 2022
“O Codex 632”, do jornalista José Rodrigues dos Santos, será adaptado para série
DR
PUB

Composta por seis episódios, a trama será gravada em Lisboa e no Rio de Janeiro.

O livro de sucesso “O Codex 632” vai saltar das páginas para as telas através daquela que será a primeira coprodução RTP, Globoplay e SPi. Inspirada no best seller do jornalista José Rodrigues dos Santos, a série será composta por seis episódios de 45 minutos. A novidade foi anunciada esta quarta-feira, dia 22 de junho, no evento “Conecta Fiction & Entertainment”, realizado em Toledo, Espanha.  

“Estamos muito felizes de fecharmos uma coprodução com Portugal, um país que tem tantos laços históricos com o Brasil. Temos certeza de que será a primeira de muitas coproduções que faremos com o país. O Globoplay aposta muito nessa parceria e acredita que o público vai ficar agarrado à história desta série que é inspirada numa obra que tem feito tanto sucesso”, destaca Ana Carolina Lima, responsável pelo Conteúdo da Globoplay.

As gravações da série baseada em “O Codex 632” começam já no próximo mês de julho e vão dividir-se entre Portugal e Brasil, tendo como cenários as cidades de Lisboa e Rio de Janeiro. A adaptação do livro para a série é de Pedro Lopes, com direção artística de Artur Pinheiro, direção de fotografia de Miguel Manso, realização de Sérgio Graciano e produção executiva de José Amaral.

Segundo José Fragoso, diretor da RTP1, “este é um momento emblemático para a ficção em língua portuguesa. Numa época em que as coproduções são o grande motor da produção audiovisual em todo o mundo, esta primeira parceria entre a RTP, o Globoplay e a SPi permitirá dar vida nas telas às personagens singulares de uma das obras literárias de José Rodrigues dos Santos mais vendidas em todo o mundo. “Codex 632” juntará alguns dos melhores atores e atrizes, portugueses e brasileiros, do nosso tempo, e marcará uma fase particularmente estimulante da produção audiovisual no Brasil e em Portugal”, afirma o diretor.

Teresa Penna, responsável da Globoplay, Globo Filmes e Giga Gloob, afirma que “essa é a primeira coprodução Globoplay, RTP e SPi e estamos muito animados com essa entrega. No Globoplay buscamos sempre por novas oportunidades de trazer conteúdos relevantes para os assinantes e as parcerias são um caminho importante nesse processo”.

Baseado em documentos históricos genuínos, “O Codex 632” concentra-se na enigmática mensagem encontrada entre os papéis que um velho historiador deixara no Rio de Janeiro antes de morrer. Tomás de Noronha, professor de História da Universidade Nova de Lisboa e perito em criptanálise e línguas antigas, é contratado para descodificar esta estranha cifra. Mas o mistério revela-se para além da sua imaginação, lançando-o inesperadamente na pista do mais bem guardado segredo dos Descobrimentos: a verdadeira identidade e missão de Cristóvão Colombo.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.