O Festival F também se faz de conversas, arte e encontros pela cidade 

por Conteúdo Patrocinado,    3 Setembro, 2026
O Festival F também se faz de conversas, arte e encontros pela cidade 
DR

Para lá dos concertos, a programação do Festival F prolonga-se pelas ruas, praças, galerias e espaços culturais de Vila Adentro. Ao longo dos dias 03, 04 e0 5 de setembro, o festival propõe um percurso que cruza música, pensamento, artes visuais, criação independente, animação de rua e gastronomia. 

Um dos principais destaques da programação paralela são as tertúlias realizadas diariamente, às 19h00, nos Claustros da Sé. Moderadas por Rui Miguel Abreu, as três conversas partem de diferentes questões da música e da criação contemporânea. 

No dia 3 de setembro, “Agora é que são elas” reúne Bárbara Tinoco, Lana Gasparotti, Femme Falafel e Irina Barros para uma conversa sobre o lugar das mulheres na música. A 4 de setembro, Manuela Azevedo, Fernando Ribeiro, Martim Sousa Tavares e Nuno Gonçalves participam em “IA cabe no verbo crIAr?”, dedicada ao impacto da inteligência artificial na criação artística. No último dia, Herlander, Real Punch e Danni Gato colocam a cultura hip-hop no centro da conversa em “Rimar contra a maré”. 

A programação estende-se também à Rua Galp, onde o Artists & Fleas reúne criadores e marcas independentes ligados ao artesanato, design, ilustração, moda, vintage, joalharia, cosmética natural e decoração. No Largo de São Francisco, junto ao Palco Ria, o Fagar Kids F recebe crianças dos 6 aos 10 anos, entre as 20h00 e as 24h00, com atividades lúdico-pedagógicas. 

Pelas ruas do recinto passam ainda o Grupo Coral Ossónoba, Urban Xpression, Poesia e Companhia, Al Fanfare e Funkarmonica. À animação de rua juntam-se exposições no Museu Municipal de Faro, na Galeria Municipal Trem e na Galeria Arco. 

No Palco Fábrica Idealista, um espetáculo de videomapping combina luz e som numa proposta ligada ao Algarve Design Meeting. O projeto conta com a participação da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, da Associação Nacional de Designers e da FUSE. 

A experiência completa-se com uma zona de street food no Largo Afonso III e no Largo de São Francisco, junto ao Palco Ria, acompanhada pela música do DJ DYEZY. 

Mais do que preencher os intervalos entre concertos, esta programação amplia o território do Festival F e transforma a Vila Adentro num ponto de encontro entre artistas, ideias, públicos e diferentes formas de expressão. 

Conteúdo patrocinado por Município de Faro.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.