O fim do Club de Vila Real

por Cronista convidado,    30 Julho, 2020
O fim do Club de Vila Real
Club de Vila Real
PUB

O Club de Vila Real é uma Associação Cultural e Desportiva que celebra neste momento 125 anos de existência, reconhecida como entidade de interesse histórico e cultural ou social local, tem a sua sede há mais de uma centena de anos na principal avenida da cidade de Vila Real, e por lá aconteceram bailes, foi também criada uma das primeiras bibliotecas da cidade e era essencialmente um Club exclusivo e restrito a sócios que tinham de ser previamente aprovados como tal. 

A partir de 2008 foi liberalizado o processo de adesão a novos sócios e na última década o Club de Vila Real fortaleceu o seu carácter cultural e de oferta artística, sendo responsável neste período por mais de 1000 eventos culturais, metade dos quais concertos, assumindo-se como uma das mais ativas casas de espetáculo a nível nacional. Porém nos últimos anos o Club de Vila Real tem atravessado diversas dificuldades, tendo encerrado em 2017, e reaberto em 2018 com uma nova equipa que tem lutado para manter este espaço vivo desenvolvendo várias atividades culturais na sua sede e criando projetos artísticos com a comunidade local. 

Club de Vila Real

Num edifício histórico mas igualmente degradado, têm sido constantes os problemas com o imóvel existindo mesmo a obrigatoriedade de obras por parte da Proteção Civil desde 2018, contudo os senhorios nunca se disponibilizaram para concretizar as mesmas. 

Esta nova equipa e direção do Club de Vila Real, é constituída maioritariamente por produtores, técnicos, músicos e pessoas ligadas a outras áreas culturais e criativas com uma grande experiência no desenvolvimento de projetos e produção de eventos. Contudo, apesar das sucessivas tentativas, nunca existiu disponibilidade ou abertura por parte do poder local para trabalhar com a nossa associação.

Desta forma, anunciamos o fim do Club de Vila Real neste espaço. Sem condições para pagar os 5 meses de rendas que ficaram em atraso desde o início desta crise pandémica, e sem qualquer apoio ou ajudas, o Club é obrigado a abandonar a sua sede centenária até ao fim do presente mês de Julho e em acordo com os senhorios do imóvel.

Importante referir que não é o fim do Club de Vila Real como associação e continuamos a trabalhar para perpetuar a sua existência. Novos projetos estão a ser desenvolvidos e no futuro esperamos encontrar uma nova casa com as condições necessárias para nos voltarmos a encontrar e retomar o nosso trabalho para prolongar a história do Club de Vila Real.

Texto de Luís Cardoso
Presidente da Associação Club de Vila Real

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados