O cinema português tem vindo a conquistar cada vez mais reconhecimento internacional, com obras premiadas, novas vozes e temas marcantes que deixam a sua impressão em festivais internacionais e no público.
Neste artigo, reunimos quatro títulos imperdíveis do cinema português contemporâneo: “Lobo e Cão”, “Baan”, “Mal Viver” e “Diários de Otsoga”. Todos disponíveis na Filmin. E o melhor? Com a campanha especial de verão, tens acesso a 1 ano de cinema e séries por apenas 30€ em Filmin.pt.
Os Melhores Filmes Portugueses
“Lobo e Cão”, de Cláudia Varejão
No meio do Oceano Atlântico, encontramos uma comunidade queer da ilha de São Miguel. Em “Lobo e Cão” conhecemos Ana, uma adolescente que cresceu num ambiente marcado pela religião e pela tradição. Através das suas amizades, Ana começa a questionar-se e a perceber que pode querer algo diferente do que sempre lhe foi imposto.
Vencedor do prémio principal na secção Giornate Degli Autori, no Festival de Veneza, este filme repleto de desejo e liberdade é a aposta certa para este verão.
“Baan”, de Leonor Tele
“Baan” é um filme de encontros e desencontros românticos entre Lisboa e Banguecoque. Numa experiência visual e envolvente, viajamos entre o passado, o presente, e talvez até o futuro, acompanhando a história que começa quando L conhece K. Ao longo do filme, somos levados a refletir sobre os conceitos de casa, saudade e perda, num registo sensível e introspetivo.
Uma escolha perfeita para ver este verão, especialmente para fãs de cineastas como Wong Kar Wai e Edward Yang.
“Mal Viver”, de João Canijo
“Mal Viver” é um retrato português de uma família destroçada pelo ressentimento e pelo rancor, que gere um hotel à beira-mar no norte de Portugal. Entre silêncios pesados e dores transmitidas de geração em geração, esta família de mulheres tenta sobreviver à decadência do seu negócio e à complexidade das suas relações. A agitação aumenta com a chegada inesperada de uma neta, que traz ao de cima ódios antigos e mágoas acumuladas ao longo dos anos.
Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, o filme faz parte de um díptico disponível na Filmin que não podes perder este verão.
“Diários de Otsoga”, de Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro
Rodado em plena pandemia, “Diários de Otsoga” oferece um retrato invulgar do confinamento de um grupo de jovens numa quinta junto ao mar. Realidade e ficção confundem-se enquanto Crista, Carloto e João constroem um borboletário e passam os dias juntos, levando-nos a refletir sobre a leveza da juventude e a melancolia do confinamento.
Estreado mundialmente na Quinzena dos Realizadores em Cannes, este filme é ideal para ver num fim de tarde de verão.
Cinema Português com a Filmin
É impossível ficar indiferente a estas sugestões. Na Filmin, a plataforma de streaming de referência para os amantes de cinema e séries, tens acesso aos filmes mais marcantes do cinema nacional e internacional, aos grandes clássicos, documentários reveladores e séries premiadas. Este verão, deixa-te surpreender pelo que de melhor se faz em Portugal e descobre novas vozes e narrativas.