“O Misantropo” estreia em Lisboa este mês, no Teatro Tivoli BBVA
Depois de quase um ano a viajar pelo país, “O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière”, com encenação de Mónica Garnel, chega agora a Lisboa, para 6 apresentações no Teatro Tivoli BBVA.
“O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière”, com encenação de Mónica Garnel, é apresentado pela primeira vez em Lisboa neste mês de novembro, com 6 apresentações no Teatro Tivoli BBVA, agendadas para 22 a 28 de novembro, às 21h (exceto domingo, em que a sessão será às 16h).
Estreado em março de 2023, no Teatro Municipal de Bragança, o espetáculo viajou depois por mais de 10 concelhos do país, ao longo de 9 meses, no âmbito do projeto Odisseia Nacional, do Teatro Nacional D. Maria II. Agora, cerca de um ano depois, esta produção do Teatro Nacional D. Maria II regressa à cena, para se apresentar pela primeira vez em Lisboa, numa parceria com a UAU, no âmbito da Celebração do 100.º Aniversário do Teatro Tivoli BBVA.
Na origem deste espetáculo, está um encontro entre Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares, com o objetivo de escrever uma peça de teatro a partir d’O Misantropo, comédia de Molière publicada em 1666. Nasce assim “O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière”, uma comédia que retrata a noite em que O Misantropo, de Molière, vai ser representado pela primeira vez em Portugal, perante o Rei e toda a corte. Mas o espetáculo está longe de estar pronto.
Um grupo de atores, juntos por misteriosas e diversas razões, com os nervos à flor da pele, estão dispostos a muito – ou a tudo – mesmo antes de se ouvirem as pancadas de Molière. Há, acima de tudo, o desejo fervoroso de frequentar a corte e agradar o Rei. A pergunta crucial é: “Que feliz acaso vos trouxe a este lugar?”
Uma encenação de Mónica Garnel, “O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière” conta com Ana Guiomar, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho, Manuel Moreira e Mário Coelho no elenco.
Em cena no Teatro Tivoli BBVA de 22 a 28 de novembro, o espetáculo contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição na sessão de dia 24 de novembro. As sessões com recursos de acessibilidade do D. Maria II são apoiadas pelo Grupo Ageas Portugal.