O Monstra, Festival de Animação de Lisboa, começa hoje
De hoje em diante, e até 18 de março, chega mais uma edição da MONSTRA, que atinge este ano a maioridade. Festival de referência no panorama cinematográfico e cultural da cidade, a MONSTRA homenageia este ano a cinematografia da Estónia, tendo previstas também as habituais secções competitivas, uma retrospetiva sobre a animação japonesa, o programa
Monstrinha para Escolas e Pais & Filhos ou uma série de “fugas para a liberdade”, que pretendem honrar momentos marcantes da história deste cinema pensado fotograma a fotograma.
Mas há mais: música, realidade aumentada, conferências, debates e exposições fazem parte de um programa que promete seduzir os espectadores e convidá-los a desfrutar da transgressão criativa, inerente ao universo da Animação.
Em jeito de prequela da MONSTRA, está agendada para quarta-feira, dia 7, a antestreia d’A Idade da Pedra, de Nick Park, uma espécie de viagem no tempo que nos permite assistir ao confronto entre a Pré-História e a Idade do Bronze. Ou da plasticina, na verdade.
O autor de Fuga das Galinhas e Wallace & Grommit: A Maldição do Coelho Homem vai estar em Lisboa e vai dar uma talk sobre animação. Rigorosamente a não perder. Nem por todo o queijo do mundo, material de que é feita a lua, como todos sabemos.