O #twitterchatpt regressa esta semana com o jornal “Mensagem de Lisboa” para se falar de jornalismo local

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Julho, 2022
O #twitterchatpt regressa esta semana com o jornal “Mensagem de Lisboa” para se  falar de jornalismo local
PUB

Cinema São Jorge, Wandson Lisboa, Quim Barreiros, Raquel Vaz Pinto e Rita da Nova foram alguns dos convidados dos Twitter Chats (#twitterchatpt), tendo ainda feito parte do alinhamento do festival PODES, em 2021, e acontecido assim uma edição especial dedicada ao tema dos podcasts. O próximo convidado será o jornal digital “Mensagem de Lisboa” e o tema central será “jornalismo local“.

O #twitterchatpt são espaços de conversa, aprendizagem e partilha e qualquer pessoa, que tenha uma conta criada no twitter, poderá participar. Para isso, basta que siga a hashtag (#twitterchatpt), no dia e hora que são previamente estabelecidos.

A iniciativa nasceu em 2018 pelas mãos de Joana Rita Sousa e por norma tem um tema e qualquer pessoa pode entrar na conversa, bastando para isso que siga e use a hashtag #twitterchatpt. Para a filósofa, estratega digital e formadora há ainda cinco motivos importantes para participar num Twitter Chat: “aprender com quem sabe mais do que eu, partilhar o meu conhecimento e experiência, fazer perguntas, ampliar a minha rede de contactos (dentro e fora do Twitter) e divertir-me” e afirma ainda que “quando criei o #twitterchatpt, em dezembro de 2018, assumi que este projecto tinha como objectivo divulgar a rede e as suas potencialidades“.

Joana Rita Sousa assume ainda que “Ao longo das mais de 65 edições foram várias as razões apontadas para a marca X ou a pessoa Y ter conta no twitter. Razões que podem motivar outras pessoas e outras marcas a investir tempo no Twitter“. Os convidados do #twitterchatpt também inumeraram ao longo do tempo vários motivos para criar uma conta no Twitter, tais como: “a proximidade, a conversa em real time, a criação de conteúdos diferenciados, uma boa escola para a escrita, ajudar [e prestar apoio ao cliente] e conhecer as trends“.

Quando questionada se um dia gostava de levar o #twitterchatpt para o mundo físico, ou seja, fazer as mesmas entrevistas cara a cara, presenciais e com público, Joana Rita Sousa afirma que “quando explico às pessoas o que é o #twitterchatpt, comparo com uma entrevista entre duas pessoas onde o público também pode participar. A ideia dos Twitter Chats passa por mobilizar a comunidade Twitter, promover o networking, divulgar boas práticas na rede. Isso também pode acontecer no presencial e não seria a primeira vez que um nicho do Twitter, como o #twitterchatpt, assumia contornos IRL“.

Sobre o próximo convidado, que já é um dos jornais de referência sobre a cidade de Lisboa, sabe-se que “nasceu do desejo de um grupo de lisboetas, que por acaso são jornalistas, de melhorar a sua cidade. Por isso fazemos o que sabemos bem — descobrimos as histórias que nos inspiram a todos — mas, ou o fazemos convosco, lisboetas, ou não faz sentido o que fazemos. Por isso estamos convosco todos os dias, e em debates, reuniões de vizinhos, conferências, passeios e na cidade.” e que “é jornalismo com todos os lisboetas, todos, mesmo. Os que cá moram, nasceram e trabalham, os que chegaram e ficaram, os que partiram e aqui deixaram o coração.“, pode ler-se no site do jornal.

O encontro para o novo #twitterchatpt está marcado para dia 7 de Julho (quinta-feira) pelas 11h (hora de Lisboa). O #twitterchatpt conta ainda com o apoio da Swonkie, da ActiveMedia e da Comunidade Cultura e Arte.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.