“O Virtuoso”, peça escrita pelo inglês Thomas Shadwell, regressa a Coimbra
No dia do 25.º aniversário da Marionet (23 de outubro de 2025 ) a companhia de teatro conimbricense volta a receber “O Virtuoso”, uma peça escrita, no século XVII, pelo inglês Thomas Shadwell.
Traduzida e adaptada por Mário Montenegro, esta comédia leva a palco 13 intérpretes que trazem consigo amores cruzados, desenganos, intriga e muita agitação, sempre com a Royal Society de Londres como pano de fundo. Nas palavras do encenador, «este é um texto muito relevante no âmbito do cruzamento disciplinar entre teatro e ciência (o habitat natural da Marionet), uma vez que se tratou da primeira vez que, na História do Teatro, um cientista foi protagonista de uma peça.» E acrescenta ainda que «o texto nos permite colocar em perspetiva o vasto percurso percorrido pelo empreendimento científico, como componente essencial nas nossas vidas».
O espetáculo está integrado na programação artística do Colóquio Internacional “Theatre about Science”, co-organizado pela Marionet e que, de 23 a 25 de outubro, trará à cidade de Coimbra dezenas de profissionais da área cultural e de pessoas ligadas à investigação científica, bem como à comunicação de ciência. No primeiro dia do evento, às 21h, o Convento São Francisco acolherá o “O Virtuoso”.
Os bilhetes estão disponíveis na TicketLine e na bilheteira do CSF.
Conteúdo patrocinado por Marionet – Associação Cultural.
