Obra de Carole Fréchette ganha vida na Livraria Ler Devagar
As Quatro Mortes de Marie, assinada pela premiada dramaturga do Québec, será dramatizada em leitura a decorrer na livraria Ler Devagar. A autora marcará presença.
No dia 6 de outubro, às 16h, a Companhia de Teatro de Sintra, pertencente à Associação Cultural Chão de Oliva, apresenta a leitura encenada da obra de Carole Fréchette, As Quatro Mortes de Marie. Sob a direção de Sofia Borges, o evento acontece na Livraria Devagar da LX Factory e tem entrada livre. A assistir à leitura encenada estará a própria autora, Carole Fréchette, uma das dramaturgas mais reputadas do teatro contemporâneo. Com cerca de vinte peças editadas, é atualmente das mais divulgadas e respeitadas da dramaturgia francesa. Galardoada com inúmeros prémios, entre eles o Siminovitch Prize in Theatre em 2002, um dos mais prestigiados prémios no Canadá, ou o Prémio SACD de Dramaturgia Francófona.
A obra ’As Quatro Mortes de Marie’ foca-se no ténue fio da vida. Marie, personagem principal que dá nome à obra, quer escrever as aventuras de Mary Simpson, ter quatro meninos e quatros meninas, caminhar até à Terra do Fogo, descobrir um continente. Porém, os seus planos mudam quando a mãe, Simone, a abandona. Diante do público, Marie morre quatro vezes: de desgosto, de revolta, de desilusão, de solidão, mas recompõe-se sempre.
Na tradução e direção de Sofia Borges, a dar voz às personagens de ’As Quatro Mortes de Marie’ estão Carmen Santos, voz portuguesa da mítica Abelha Maia e figura habitual na ficção nacional, como “Nunca Digas Adeus”, “Remédio Santo” ou “Paixão” e Paula Pedregal integrante de diversos projetos de teatro e televisão. José Neves, ator regular no Teatro Nacional D. Maria II e nos ecrãs televisivos, integrou “Tempo de Viver”, “Amanhecer” e “Filha do Mar” e ator e fundador do Pogo Teatro, e Luís El Gris são os outros dois nomes que darão vida às personagens d’As Quatro Mortes de Marie.
Também no âmbito da visita inédita de Carole Fréchette a Portugal, João & Beatriz, outras das conhecidas obras da autora, estará em cena na Casa de Teatro de Sintra, entre 4 e 21 de outubro. Encenada por Sofia Borges, a Companhia de Teatro de Sintra irá apresentar esta peça, pela primeira vez em Portugal, com Luís El Gris e a própria Sofia Borges a encarnar as duas personagens em palco. Este trabalho conta ainda com os figurinos de Alexandra Moura e cenografia de João Borges da Cunha.
De quintas a sábados, a sessão tem início às 21h30 e domingos, às 16h. O valor do bilhete é de 7,50€, existindo vários descontos para grupos, jovens, entre outros. Há ainda bilhetes para o espetáculo com refeição incluída, a um custo de 15€.