Obras da pintora Paula Rego estão em exposição em Aveiro. Entrada é gratuita
Aveiro recebe a exposição de obras de Paula Rego O Grito da Imaginação, onde estarão em exibição peças criadas pela pintora portuguesa ao longo da sua carreira, entre as quais algumas das mais icónicas como A Cela, A Cinta e a série Vivian Girls.
Integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, a mostra, de entrada gratuita, está patente no Museu de Aveiro / Santa Joana até 19 de janeiro de 2025. A inauguração aconteceu a 18 de novembro e contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, e da Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho.
O Grito da Imaginação reúne gravuras, pinturas e desenhos, pertencentes à Coleção Serralves, que representam várias fases da carreira de Paula Rego, um dos nomes mais impactantes da arte contemporânea portuguesa, reconhecida a nível nacional e internacional.
São obras que se estendem pelas décadas de 70, 80 e 90, num arco temporal que se encerra em 2001, nas quais a artista trabalhou diferentes técnicas e abordou temáticas como a condição da mulher e a relação com a literatura, em particular os contos infantis, explorando o poder e a obediência; a dor física e psicológica; a vergonha e o orgulho; a violência; a solidão e a sociabilidade.
A exposição integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.