Onze filmes restaurados de Jean-Luc Godard chegam à plataforma da Filmin em Agosto

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Julho, 2024
Onze filmes restaurados de Jean-Luc Godard chegam à plataforma da Filmin em Agosto
Le Mépris (1963)

No dia 6 de Agosto, a Filmin recebe a filmografia de um dos pioneiros da Nouvelle Vague: Jean-Luc Godard. Figura incontornável da história do cinema, genial, inovador, ousado, Godard marcou a diferença como cineasta e argumentista, como artista e filósofo.

Ao morrer, em 2022, deixou um maravilhoso legado, uma obra única que tinha como preocupações centrais a volatilidade das emoções humanas e a dificuldade das relações interpessoais, a procura do real constantemente envolto na aparência, a vontade de refletir sobre a própria arte e o cinema.

A plataforma recebe 11 filmes em cópias restauradas, entre 1960 e 1993, passando pelas obras mais conhecidas, como O AcossadoO Desprezo ou Pedro e o Louco, e outras menos referidas, como Valha-me Deus ou Máfia em Paris.

Filmes nos quais, citando Cesariny, propôs à circulação alguns mitos maiores, alguns mitos menores, integrando-os no quotidiano, como se escreveu nos Cahiers du Cinéma no número que lhe foi dedicado aquando da sua morte (nascemos, crescemos e morremos entre os mitos que fundam a civilização à qual pertencemos). Godard trouxe Jean Seberg e o fantasma de Bogart para as ruas de Paris em O Acossado (1960), filme rimbaudiano e de referência da Nouvelle Vague; levou-nos ao encontro de Brigitte Bardot e Fritz Lang, Homero e Hollywood em O Desprezo (1963); visitou o film noir, o affaire Ben Barka e Walt Disney (e Marianne Faithful comoveu-nos tanto quando cantou a cappella “As Tears Go By”) em Made in USA (1966); construiu uma alegoria sobre a guerra em Os Carabineiros (1963), escrito com Rossellini, onde as personagens se chamam Ulisses, Miguel Ângelo, Vénus e Cleópatra; Orfeu/Lemmy Caution/Constantine salva Eurídice/Natacha/Karina do reino das trevas na distopia de Alphaville (1965)…

Num regresso em grande com Nome: Carmen (1983, Leão de Ouro em Veneza – temos grandes momentos proporcionados por Godard lui-même, autoractor no papel do Oncle Jean, personagem burlesco, espécie de Diógenes do nosso tempo, como escreveu Daney). Em Valha-me Deus (1993), reescreve nos dias de hoje o mito de Anfitrião e Alcmena, teatralizado por Plauto, Molière ou Kleist.

Um destes filmes é inédito em Portugal Detective (1985), “filme-charada, filme-enigma”, como lhe chamou Jorge Silva Melo, filme dos lugares de espera, dos lugares de passagem, […] entre aviões, corredores, varandas, bancos de café, camas, com um extraordinário Johnny Halliday, Um thriller neo-noir de Jean-Luc Godard, apresentado no Festival de Cannes. Baseado no género, Godard desconstrói um crime e a linguagem do cinema.

Filmografia:

O ACOSSADO / À bout de Souffle (1960) Restauro 4K
O SOLDADO DAS SOMBRAS / Le petit Soldat (1963)
UMA MULHER É UMA MULHER / Une Femme est une femme (1961)
OS CARABINEIROS / Les Carabiniers (1963) Restauro 4K
O DESPREZO / Le Mépris (1963) Restauro 4K
ALPHAVILLE (1965) Restauro 4K
PEDRO, O LOUCO / Pierrot le fou (1965)
MADE IN USA (1966)
NOME: CARMEN / Prénom Carmen (1983)
DETECTIVE / Détective (1985; inédito comercialmente em Portugal)
VALHA-ME DEUS / Hélas pour moi (1993)

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