“Orlando, a minha biografia política”, primeira longa-metragem de Paul B. Preciado, estreia na Filmin
No dia 20 de Junho estreia na plataforma da Filmin Orlando, a minha biografia política. O reconhecido filósofo, escritor e ativista dos direitos das pessoas trans Paul B. Preciado estreia-se na realização de longas-metragens com este documentário dirigido a Virginia Woolf.
A primeira longa-metragem de Paul B. Preciado surge de uma adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf, Orlando, em que o realizador dirige uma carta à escritora a dizer que a sua personagem Orlando tornou-se real. Paul B. Preciado convocou um casting com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, dos 8 aos 70 anos, para interpretarem a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas e ao mesmo tempo questionando-as: Quem são os Orlandos contemporâneos?.
O filme ainda reúne uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que invocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.
Virgínia Woolf escreveu Orlando em 1928 e foi o primeiro romance em que o personagem principal muda de sexo no meio da história. Um século depois, o escritor e ativista trans Paul B. Preciado decide enviar uma carta cinematográfica a Virginia Woolf: o seu Orlando saiu da sua ficção e está a viver uma vida que ela nunca poderia imaginar.
A prova de que os ensaios cinematográficos também podem ser deslumbrantes, comoventes e vibrantes, como atestou a Berlinale ao premiá-lo como o filme mais premiado de 2023.