Orquestra de Câmara de Viena no Festival de Música dos Capuchos em Almada
Na sua segunda edição, após uma paragem de 20 anos, o Festival de Música dos Capuchos (FMC) traz a Almada músicos de referência mundial e organiza um ciclo e conversas moderadas por Carlos Vaz Marques, com convidados imperdíveis.
De 16 de junho a 10 de julho, o Convento dos Capuchos e o auditório da Nova FCT voltam a ser o centro do mundo da música. E este será um ano com programação muito especial, com a Orquestra de Câmara de Viena, uma referência mundial neste género, e com a presença de músicos consagrados, como o cravista Pierre Hantaï, o pianista Konstantin Lifschitz, o bandoneonista argentino Héctor Del Curto ou o violetista Gérard Caussé, que regressa aos Capuchos mais de 30 anos depois.
Na programação destacam-se ainda os nomes de alguns dos jovens músicos mais requisitados da atualidade, vencedores dos principais concursos mundiais. É o caso da violinista ucraniana Diana Tishchenko — Grand Prix Jacques Thibaud no lendário Concurso Internacional Long-Thibaud-Crespin de Paris (2018) —, da pianista russa Anna Tsybuleva – Primeiro Prémio do Concurso Internacional de Piano de Leeds (2015) —, e do violoncelista e maestro francês Victor Julien-Laferrière, vencedor do Concurso Rainha Elisabeth de Bruxelas em 2017, naquela que foi a primeira edição da História dedicada ao violoncelo.
A nível nacional, realce para a Orquestra Gulbenkian, o DSCH – Schostakovich Ensemble, o Sete Lágrimas e o grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina, que apresentará um concerto dedicado à música de Terras de
Miranda/Nordeste Transmontano. O FMC abre o palco a outros géneros musicais, como o tango, com um concerto focado na obra de Astor Piazzolla.
António Wagner Diniz, co-fundador do Festival dos Capuchos em 1980, em parceria com José Adelino Tacanho, será alvo de uma homenagem e de um concerto “Carta Branca” com a participação de jovens cantores.
O ciclo de Conversas dos Capuchos é, em 2022, dedicado a três importantes efemérides literárias deste ano: os 450 anos da publicação de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões e os centenários do nascimento de Agustina Bessa-Luís e da morte de Marcel Proust.
As Conversas serão moderadas por Carlos Vaz Marques e terão como convidados Manuel Alegre, Lia Gama, António Mega Ferreira, Jorge Vaz de Carvalho, Mónica Baldaque e Hélia Correia.
Uma programação ímpar, que promete resgatar para o Festival de Música dos Capuchos o título de evento cultural de referência.
O programa detalhado do Festival pode ser consultado aqui.
Moradas dos concertos:
Convento dos Capuchos
Rua Lourenço Pires de Távora, 14, Caparica
Auditório da NOVA FCT
Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus da Caparica
Conteúdo patrocinado por Município de Almada.