Orquestra de Guimarães interpreta músicas dos Radiohead. Concerto é gratuito e de acção solidária
Iniciativa solidária associada a este concerto gratuito do Guimarães Jazz reverte a favor da Fraterna, instituição vimaranense que presta vários tipos de apoio social à comunidade.
A chama do jazz continua bem acesa em Guimarães até ao próximo domingo e já esta quinta-feira, às 19h30, chega a vez da Radiohead Jazz Symphony atuar em conjunto com a Orquestra de Guimarães sob direção de Reinout Douma, fundador da holandesa Nordpool Orchestra, interpretando o reportório da banda Radiohead. Um concerto de entrada gratuita com uma ação solidária associada com o objetivo de contribuir para o apoio social da comunidade nesta fase tão exigente, propondo a entrega de um bem de primeira necessidade – especialmente produtos de higiene pessoal para adultos e artigos direcionados para a infância como bens de alimentação e de higiene – por cada bilhete gratuito levantado nas bilheteiras de espaços geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, a Casa da Memória de Guimarães ou a Loja Oficina.
Esta quinta-feira (19 novembro), às 19h30, a Radiohead Jazz Symphony assume o palco maior do Centro Cultural Vila Flor em conjunto com a Orquestra de Guimarães interpretando o reportório da influente banda de pop-rock Radiohead sob direção do pianista e arranjador Reinout Douma, fundador da Nordpool Orchestra. Após várias edições bem-sucedidas nas últimas quatro edições do festival, o Guimarães Jazz volta a colaborar com a Orquestra de Guimarães, desta vez com o já referido Reinout Douma ao leme, que virá acompanhado de seis músicos holandeses. No centro desta atuação estará o trabalho de reinterpretação jazzística do reportório da famosa banda pop/rock Radiohead, considerada por muitos como um dos grupos mais influentes da música popular dos últimos trinta anos.
Reinout Douma fundou em 2010 a Nordpool Orchestra, uma formação que reúne quarenta e dois músicos dirigidos pelo pianista holandês e um projeto do qual resultaram até agora dois álbuns de estúdio, o último dos quais de 2017 em colaboração com a vocalista, também holandesa, Janne Schra. Com a Radiohead Jazz Symphony, a Nordpool presta homenagem a uma banda inovadora da música contemporânea, uma das responsáveis pela abertura do rock às influências das novas tendências eletrónicas que começavam a germinar nas margens da mainstream musical do final do século XX. Liderados pelo iconoclasta Thom Yorke, os Radiohead são reconhecidos pela sua lírica mas também pela idiossincrasia do seu idioma musical e pela originalidade da sua identidade estética, qualidades que Reinout Douma e o seu ensemble exploram dentro de um vocabulário puramente jazzístico.
Os bilhetes para este concerto de entrada gratuita poderão ser levantados (dois por pessoa) no dia do espetáculo, durante o período de funcionamento da bilheteira e o resultado da referida recolha solidária será entregue à Fraterna, instituição vimaranense com intervenção ao nível da promoção do desenvolvimento social através de diferentes valências e serviços, privilegiando o acompanhamento de crianças, jovens e seniores.
O festival seguirá no dia 20, sexta-feira, no mesmo horário, com Julian Argüelles, um cúmplice de longa data do Guimarães Jazz, que acompanhou de perto a sua afirmação no circuito jazzístico do mais alto nível e que aqui atuará em septeto, um ensemble de bons músicos portugueses que interpretará as composições de Argüelles naquela que será a estreia absoluta deste ensemble. A 29ª edição do festival encerra com uma grande formação em palco (como é habitual) no domingo, 22 de novembro, a partir das 10h30, com o Pedro Melo Alves’ Omniae Large Ensemble.
Esta edição com essência de talento português (com mais de 100 músicos portugueses e alguns estrangeiros a viver em Portugal) apresenta os próximos concertos no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor e toda a informação pode ser consultada em guimaraesjazz.pt, aoficina.pt e ccvf.pt, onde se encontram igualmente disponíveis os ingressos para os concertos que variam entre o gratuito e os valores de 5 a 10 euros, podendo ser igualmente adquiridos presencialmente nas