“Os Filhos da Madrugada”, de Anabela Mota Ribeiro, regressa com mais entrevistas para ver na RTP3 ou na RTP Play
Em Os Filhos da Madrugada escutamos a memória de um tempo que nos precede, folheamos cartas e álbuns de família, questionamos os passos de gigante que foram dados, falamos do desencanto e do erro que sempre sucedem à euforia e à esperança e auscultamos as mudanças desencadeadas pela Revolução no percurso dos entrevistados.
Neste projeto, à semelhança das temporadas anteriores, propõe-se uma interrogação do tempo da democracia, do país erguido em liberdade, a partir de uma maratona de 25 entrevistas. Os Filhos da Madrugada de autoria e coordenação de Anabela Mota Ribeiro, de certo modo Filha desta Madrugada, nascida em 1971, com memória de si já em liberdade.
8 de abril: Ana Bárbara Pedrosa – Escritora. No doutoramento, Ana Bárbara Pedrosa estudou Escritoras portuguesas e Estado Novo: as obras que a ditadura tentou apagar da vida pública. Podíamos dedicar esta emissão d’Os Filhos da Madrugada a este tema tão político e problemático. Mas há outros tópicos que, se não decorrem daqui, revelam o interesse desta escritora pelo lugar da mulher no espaço público. E privado. Como é que a ditadura interferiu com a criação literária e com a vida dentro de casa? Ana Bárbara nasceu em Vizela em 1990, lê desde pequena, o avô tinha uma livraria.
9 de abril: Maria do Rosário Carneiro e Joana Carneiro. Maria do Rosário casou em 1973 com Roberto Carneiro etiveram nove filhos. São católicos. As refeições à mesa eram uma Babilónia. Na família o piano era uma peça central. Maria do Rosário Carneiro é professora Universitária. A filha Joana é maestrina, fez o mestrado e o doutoramento nos Estados Unidos, considera que, na definição do seu percurso, foi importante que em casa a música e a matemática fossem consideradas da mesma maneira. Joana tem quatro filhos, e integra desde há poucas semanas o Conselho de Estado a convite do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Os Filhos da Madrugada para acompanhar diariamente, a partir de dia 7 de abril, às 20h00 na RTP3. Também disponível na RTP Play e em Podcast.