“Os Loucos 20 Anos” ao estilo dos Loucos Anos 20: no Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga

por Conteúdo Patrocinado,    9 Novembro, 2021
“Os Loucos 20 Anos” ao estilo dos Loucos Anos 20: no Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga
DR
PUB

A década de 1920 marcou o início de um período de efervescência cultural, de prosperidade económica e de um forte dinamismo social e artístico, um pouco por todo o mundo.

Na vertente artística, uma sociedade acabada de sair da sombra da Primeira Guerra Mundial, muito rígida e regrada, encontra a necessidade de romper com o passado. Esta sociedade assiste ao florescimento da música jazz e ao apogeu da arte moderna. Vê crescer os movimentos surrealistas e expressionistas, ambos muito focados na experiência, emoção e sensibilidade, e deixa-se conquistar pela funcionalidade prática da art déco.

A sociedade avança a passos largos em direção ao futuro, acelera o seu ritmo de consumo e muda radicalmente de estilo de vida, focando-se no mote “regresso à normalidade”, depois de enfrentar a pandemia de gripe pneumónica (espanhola). O uso do automóvel, do telefone e da energia elétrica prolifera-se em larga escala por toda a comunidade, cresce a indústria e os meios de comunicação, constroem-se estádios e cinemas, redefine-se o papel social da mulher e conquistam-se direitos. Resumidamente, a sociedade evoluiu.

Um século depois, cá estamos para assistir a um novo período de crescimento. Há aspectos da história que se repetem, há uma forte necessidade de regressar à “normalidade”, de romper com as regras e procurar novas formas de nos exprimirmos artisticamente.

Cartaz do evento

Sente-se uma vontade incontrolável de festejar a vida, como nos Loucos Anos 20.

Não é por coincidência que o Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga assinala este ano os seus 20 anos, no próximo dia 20 de Novembro. E os festejos? Prometem ser loucos!

O programa da celebração, intitulado de “Os Loucos 20 Anos” inclui concertos, exposições, teatro e muito bailado!

Durante a semana, na terça-feira dia 16, data oficial do aniversário da abertura do CAESV, inaugura-se a simbólica exposição de cartazes, repleta de relíquias de outros tempos que voltarão a ver a luz do dia, e trarão com certeza boas memórias ao nosso público.

Segue-se uma noite de sonoridades magníficas com o café-concerto dos Sax on the Road. Sexta-feira dia 19, às 21H30, o saxofone de António Ramos e a guitarra barítono de Dolores Spínola vão encher a cafetaria do CAESV com um ambiente multicultural vestido de jazz.

A acompanhar a programação de sábado dia 20, teremos uma emissão especial da Rádio Culto, uma estação de rádio online do locutor severense João Carvalho. Sintonizem em www.zeno.fm/radioculto e assistam a entrevistas aos artistas, membros da equipa, técnicos e público, intercaladas com música da época e muitas mais surpresas.

Iniciamos a programação do dia às 16H00 com a inauguração da exposição “O MEU OLHAR – através da objetiva”, do fotógrafo severense Paulo Tavares, que será acompanhada por momentos teatrais de declamação de textos dramáticos, apresentados pelos membros do Laboratório de Palco do CAESV.

Na noite do dia 20, às 21H30, temos o tão aguardado concerto de Maria João – Ogre Electric. Uma ode à modernidade, uma mistura híbrida de jazz com música eletrónica traz-nos uma sonoridade incomum e totalmente fora da caixa ao palco do auditório do CAESV.

E como é impossível falar nesta época sem nos lembrarmos da euforia do foxtrot, do charleston e do tango, no fim do concerto de Maria João – Ogre Eletric teremos um baile temático que durará pela noite dentro. O “Baile dos Loucos 20 Anos” vai transportar-nos de volta para a época dos excessos, da farra e da loucura, com música e bebida típicas da altura (neste século felizmente não há Lei Seca), num ambiente inspirado na luxúria e diversão, comandado pela música de Um Hipster Também Dança, DJ e produtor local, e acompanhado pelos movimentos vintage da escola de dança Swing n’ Smile.

O ano passado, face aos impedimentos impostos pelo contexto pandémico, prometemos ao público que iríamos festejar vinte vezes mais! E cá estamos para cumprir essa promessa! Convidamos toda a comunidade a presenciar o início deste novo ciclo, apareçam e tragam a vossa fatiota mais brilhante!

Conteúdo patrocinado por Município de Sever do Vouga.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados