“Outra Bizarra Salada”, de Beatriz Batarda com Bruno Nogueira e Rita Cabaço, estreia esta semana

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Fevereiro, 2023
“Outra Bizarra Salada”, de Beatriz Batarda com Bruno Nogueira e Rita Cabaço, estreia esta semana
“Outra Bizarra Salada”, de Beatriz Batarda / Fotografia de Estelle Valente
PUB

Uma comédia musical para ver de 18 a 25 de fevereiro no São Luiz Teatro Municipal.

Outra Bizarra Salada, de Beatriz Batarda, parte de uma seleção de textos de Karl Valentin (1882-1948), reúne a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do maestro Cesário Costa, e é protagonizada pelos atores Bruno Nogueira e Rita Cabaço. Fala-se de uma orquestra em convulsão artística enquanto tenta acompanhar uma revolução cultural; de uma maestrina à beira de um ataque de nervos e de um músico que perde a música e passa de violinista a trombonista a percussionista; das marcas deixadas pelo medo; de rotura de padrões com humor e amor.

“Outra Bizarra Salada”, de Beatriz Batarda / Fotografia de Estelle Valente

Uma Bizarra Salada, inspirada no espetáculo E Não Se Pode Exterminá-lo? — um dos momentos mais icónicos do Teatro da Cornucópia dos anos 70 com encenação de Jorge Silva Melo — foi criada por Beatriz Batarda e apresentada no Teatro São Luiz em 2011. Este espetáculo contava com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do Maestro Cesário Costa, e dos atores Bruno Nogueira e Luísa Cruz. Era a primeira vez que víamos esta orquestra participar no jogo cénico enquanto atores e músicos simultaneamente, dando luta aos seus protagonistas e levando o humor de Karl Valentim e Bruno Nogueira mais longe.

“Este espetáculo tinha tanto de poético e triste como de feérico e crítico, e imprimia humor e sátira nos jogos de palavras, nas influências do dadaísmo e do surrealismo sobre o absurdo, assim como no repertório musical. Agora, no rescaldo da pandemia do vírus SARS-CoV-2 e no fervilhar dos movimentos transformadores da sociedade que marcam o início dos nossos anos 20, revisita-se esta comédia musical. Para, mais do que nunca, rir dos nossos preconceitos, afugentar a cultura do medo e da paranoia e mobilizar os afetos perdidos. Desta vez, chama-se Outra Bizarra Salada, porque se os tempos mudaram, também artistas e intérpretes cozinham com novos ingredientes e temperos”, pode ler-se no site do Teatro São Luiz.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.