“Outros Portos – Outros Olhares”: uma exposição para reflectir a mulher como sujeito político

por Comunidade Cultura e Arte,    19 Junho, 2020
“Outros Portos – Outros Olhares”: uma exposição para reflectir a mulher como sujeito político
Fotografia: Mina Ao – Right To Exist, Duckbill, steel, 2014
PUB

“Outros Portos – Outros Olhares”, com curadoria de Clara Brito & Gu Zhenqing, é a nova exposição organizada pela Saco Azul & pelo Maus Hábitos.

A partir do dia 9 de julho a Sala de Exposições do Maus Hábitos recebe uma seleção de obras fotográficas de cinco artistas oriundas de Macau e China, no âmbito do ciclo de programação do biénio 2020-21. A exposição, “Outros Portos – Outros Olhares”, com curadoria da portuguesa residente em Macau, Clara Brito e Gu Zhenging, nascido em Shanghai, congrega 25 obras de cinco artistas, mulheres e pretende encenar umanarrativa visual em torno do debate sobre o lugar da mulher como sujeito político e, de uma forma mais geral, na gramática dos feminismos contemporâneos.

Juntas não só na ligação ao Oriente, mas na forma como abordam o seu trabalho artístico, as artistas escolhidas, Xing Danwen, Margarida Gouveia, Mina Ao, Peng Yun e O Zhang, convergem numa procura do estabelecimento de pontes de conexão com as suas visões femininas, através do conhecimento, documentação e questionamento.

Por um lado, o questionamento dos essencialismos fixistas em volta do sujeito mulhere das visões, política e culturalmente, hegemónicas das sociedades onde se enquadram, onde se inscrevem os trabalhos das artistas Xing Danwen e Mina Ao, num olhar e ao qual se junta o trabalho de Margarida Gouveia, num olhar sincero sobre a forma como sente e reflete territórios de violência simbólica ou material, e o trabalho de Peng Yun, através da exploração da curiosidade face ao género e ao corpo feminino num exercício de prazer e descoberta.

Por outro lado, o questionamento da emergência de poder de uma cultura quando liderada pela integração feminina, como é o caso particular dos trabalhos selecionados de O Zhang, que documentam o reflexo do alargamento da lei de adoção chinesa que levou famílias americanas a adotarem mais de 55.000 crianças chinesas, na sua maioria raparigas, procurando refletir sobre as relações de troca cultural entre estas jovens raparigas, futuras mulheres, as suas famílias ocidentais e o seu país de acolhimento.

“Outros Portos – Outros Olhares” estará em exibição entre 9 de Julho e 30 de Agosto, na Sala de Exposições do Maus Hábitos, com horário de visita das 12h às 23h de terça à sábado e das 12h às 16h ao domingo.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados