“Parasitas” de Bong Joon Ho, Palma de Ouro no Festival de Cannes, estreia nos cinemas portugueses
“Parasitas”, um dos filmes mais aguardados do ano, estreia já na próxima semana nos cinemas. Antes da sua estreia nacional, o filme vencedor da Palma de Ouro da 72.ª edição do Festival de Cannes, é apresentado em antestreia este sábado (dia 21), às 21h30, no Cinema Monumental em Lisboa e na segunda-feira (dia 23), às 21h30, no Cinema Trindade no Porto.
Bong Joon Ho, figura emblemática do cinema coreano, regressa com um filme mais intimista que explora a complexa coexistência das classes através do encontro e a colisão de duas famílias.
Nas palavras do realizador: “Para pessoas oriundas de meios diferentes, coabitar não é fácil. Isto é cada vez mais real num mundo em que as relações humanas fundadas nas noções de coexistência e de simbiose se desagregam e onde cada classe social se torna parasita das demais. Num mundo assim, quem pode apontar o dedo a uma família que luta por sobreviver, apelidando-a de parasita? Eles não nasceram parasitas. São os nossos vizinhos, os nossos amigos e colegas, empurrados para o precipício. Representando pessoas vulgares que se encontram numa situação da qual não conseguem sair, o filme apresenta-se como uma comédia sem palhaços, uma tragédia sem vilões. As circunstâncias conduzem-nos a um emaranhado de violência e a uma queda vertiginosa pelas escadas abaixo. Estão todos convidados a assistir a esta tragicomédia implacável e cruel.”