Petição com mais de 1.500 subscritores quer impedir construção de túnel em Miramar

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Julho, 2020
Petição com mais de 1.500 subscritores quer impedir construção de túnel em Miramar
Planta do Túnel / DR

A petição pública “Não Destruam Miramar: Não ao Túnel”, que já conta com mais de 1.500 subscritores, quer impedir a construção de um túnel rodoviário na zona de Miramar, na Avenida Vasco da Gama, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Recentemente, os moradores de Miramar tomaram conhecimento que existe um plano de construção de uma travessia da passagem de nível, com a sua supressão, projecto esse que se encontra na iminência de se concretizar.

“Quem conhece esta zona sabe que se destaca pela sua traça arquitetónica antiga e cuidada, com ruas ladeadas de árvores que se abraçam em túnel, chamariz para muitos residentes de Gaia e Porto que aqui se deslocam em passeio. Esta Avenida, que atravessa toda a localidade e se estende até à praia, destaca-se como a avenida principal e das mais carismáticas de Miramar, constituindo património paisagístico de grande valor.”, pode ler-se no manifesto dos Amigos de Miramar, enviado para a nossa redação.

No mesmo manifesto, os autores admitem ainda ter tido acesso a informação “transmitida oficiosamente”, o projecto, criado pela Infraestruturas de Portugal (IP), inclui “o abate das árvores centenárias”, assim como “a construção de um túnel que abarcará grande parte do trajecto desde a praça de Índia até aos primeiros quarteirões a nascente da estação” e onde é dito ainda que “Desta forma, pretendemos que se respeite a herança de Miramar em termos paisagísticos, arquitectónicos, culturais e ambientais, e como zona residencial e de lazer. Vamos e lutar até onde for possível para proteger e impedir a destruição da Avenida Vasco da Gama, uma das mais características da localidade de Miramar e parte indissociável da história e vida do concelho.”.

Segundo a agência Lusa “esta empreitada foi adjudicada por 55,3 milhões de euros, conforme anunciou a 28 de Fevereiro a Infraestruturas de Portugal (IP).”

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados