Podcast Nuclear. A relação perversa da opinião pública com a pop, o processo legal de Britney Spears e Linda Martini ft Ana Moura

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Março, 2021
Podcast Nuclear. A relação perversa da opinião pública com a pop, o processo legal de Britney Spears e Linda Martini ft Ana Moura
PUB

Ouve o podcast aqui.

A pop, e a sua massificação, podem ser um excelente veículo de reflexão para a relação perversa que a sociedade alimenta com artistas e celebridades. O documentário “Framing Britney Spears” é uma janela para compreender esta dinâmica, através do processo legal (surreal) em que Britney se encontra, desde 2008, com a tutela do seu pai – que tem controlado as suas finanças e decisões na vida profissional e pessoal.

Sobre o confronto da opinião pública com a pop, reflecte-se neste Nuclear sobre o que representa “Human Nature”, de Madonna, editado em 1994 como resposta mordaz e sarcástica à recepção que os projectos “Sex” e “Erotica” tiveram pela sociedade. Deixa-se um convite para verem o vídeo icónico aqui

Há mais música neste episódio, com The Weeknd, Linda Martini num dueto com Ana Moura, os vinte anos de “Mezzanine”, dos Massive Attack, a vulnerabilidade de Stormzy e o seu set em Glastonbury (que pode ser visto na integra aqui).  

Está disponível uma nova edição do podcast, que pode ser subscrito nas principais plataformas de streaming. “Framing Britney Spears” destaca-se neste episódio, por isso, abaixo podem encontrar o trailer e dois artigos para reflectir sobre o documentário. Fiquem connosco! 

Em foco: Framing Britney Spears 

O documentário do New York Times tem apenas 1h15, é um retrato incisivo da batalha legal em que Britney Spears se encontra com o pai sobre a tutela em curso desde 2008. Mais que recomendar artigos, o convite é mesmo para assistir ao documentário.

“Framing Britney Spears” confronta-nos com a misoginia da sociedade e a exposição pública, cruel e selvagem que uma figura como Britney Spears enfrenta. Sobre estes temas, o The Guardian e a The Atlantic publicaram artigos que merecem a nossa atenção.  

Tiago Fortuna é autor do podcast NUCLEAR. Trabalha nas áreas de acessibilidade cultural, direitos de pessoas com deficiência e comunicação estratégica musical.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados