Podcast Nuclear. A relevância social e cultural da era dourada de Hollywood e dos clássicos da Broadway

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Novembro, 2021
Podcast Nuclear. A relevância social e cultural da era dourada de Hollywood e dos clássicos da Broadway
PUB

Tiago Fortuna é autor do podcast Nuclear. Trabalha nas áreas de acessibilidade cultural, direitos de pessoas com deficiência e comunicação estratégica musical.

Episódio com Judy Garland, Amália Rodrigues, Barbra Streisand e David Bowie.

Que relevância damos em 2021 a clássicos da Broadway, das décadas de 60 e 70, e da era dourada de Hollywood, entre os anos 20 e 60? Pode dizer-se que são expressões cristalizadas no tempo, para um nicho aficionado. Acredito que são documentos importantes para a história da cultura pop, por isso lhes dedico este episódio com uma filmografia que atravessa várias décadas.  

Esta edição explora a sua relevância cultural, mas também social e humana: falando tanto no impacto de Judy Garland na comunidade LGBT (até na criação da sua bandeira); como na figura arrebatadora de Barbra Streisand; ou a mensagem sublime que Nat King Cole nos transmitiu através da sua arte. Há ainda espaço para a transgressão de Amália Rodrigues e o portento kitsch de Moulin Rouge. 

Está disponível uma nova edição de NUCLEAR. Acompanhem o projecto em culturanuclear.pt e na Comunidade Cultura e Arte. Abaixo está a filmografia prometida.

Uma filmografia para acompanhar o NUCLEAR #24: 


The Wizard of Oz (1939) 

Funny Girl (1968)

Moulin Rouge (2001)

Judy (2019)

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.