Podcast Nuclear. Esplendor e brutalidade do Ballroom com Pose, Paris is Burning, Róisín Murphy e Diana Ross

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Agosto, 2021
Podcast Nuclear. Esplendor e brutalidade do Ballroom com Pose, Paris is Burning, Róisín Murphy e Diana Ross
Octavia St. Laurent, Paris is Burning (1990)
PUB

Tiago Fortuna é autor do podcast Nuclear. Trabalha nas áreas de acessibilidade cultural, direitos de pessoas com deficiência e comunicação estratégica musical.

A cultura suburbana do ballroom voltou ao circuito mediático com a série Pose. Mas como surgiu este movimento? A comunidade nasceu em Nova Iorque, na década de 70, entre pessoas LGBT, afro-americanas e latinas que, nas ruas, entre a pobreza extrema, a prostituição e o abandono criaram as suas próprias famílias e lares. Paris is Burning é o documentário de 1990 que traça um retrato desta cultura e cria os alicerces para o sucesso mainstream de Pose nos últimos anos.

“À procura da visibilidade” é a carta assinada por Bernardo Gonçalves, professor e estudante de Doutoramento, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, e publicada esta semana em www.culturanuclear.pt. No seu texto, faz uma viagem por uma série de referências que trouxeram visibilidade, através da cultura, não só a pessoas trans como a todos os misfits ao longo dos últimos 40 anos. É nesta viagem que o episódio se inspira para dançar com temas de Róisín Murphy, Malcolm McLaren, Aretha Franklin, Whitney Houston e Diana Ross. 

Está disponível uma nova edição de Nuclear para escuta nas principais plataformas de streaming. Abaixo, ficam as habituais referências desta edição e o convite para visitar o site para ler a carta completa desta semana! Fiquem connosco. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados