Podcast Nuclear. Segregação de pessoas com deficiência, a Carta de Maria Vlachou, Joni Mitchell, Silva, Lana Del Rey e Elton John

por Comunidade Cultura e Arte,    21 Julho, 2021
Podcast Nuclear.  Segregação de pessoas com deficiência, a Carta de Maria Vlachou, Joni Mitchell, Silva, Lana Del Rey e Elton John
Norman Lomax “Sue in the Blue”

Tiago Fortuna é autor do podcast Nuclear. Trabalha nas áreas de acessibilidade cultural, direitos de pessoas com deficiência e comunicação estratégica musical.

Portugal continua a alimentar uma sociedade desigual e segregadora das pessoas com deficiência. “Crip Camp” mostra-nos um cenário idílico, para, a partir dele, embarcar na luta por uma vida com menos obstáculos. Este documentário faz uma viagem dos anos 70 à contemporaneidade, nos EUA, e merece a nossa reflexão. Também na cultura podemos fazer mais e melhor. O sector português começa a despertar para a questão mas ainda é feita uma proposta cultural que é, sobretudo, segregadora. É importante que nos lembremos que a cultura e a arte são espaços privilegiados de liberdade. Constatar que o público com deficiência é exposto a uma oferta desigual é entrar num conflito de princípios. O princípio da “liberdade”, que é uma promessa e a manutenção da esperança colectiva, está comprometido quando chegamos ao público com deficiência e à sua participação cultural. É por isso que se destaca o trabalho pioneiro da Acesso Cultura e da Terra Amarela, num convite ao vosso activismo. Todos merecemos ser parte da cultura.

Maria Vlachou é directora executiva da Acesso Cultura e assina a Carta desta semana publicada em www.culturanuclear.pt. Sob o título “Colibris que mudam o mundo”, mergulha no impacto que teve a sua visita ao Holocaust Memorial Museum, em Washington, para nos fazer reflectir sobre o contributo que todos podemos dar à sociedade e à cultura.

Remar” é o nome deste episódio, enquanto verbo e mote para a acção, emprestado por um verso de Silva em “Vista Pro Mar”. Agir, tomar partido, tentar compreender a vida, na sua dualidade, solidão e superação, são as motivações para ouvir temas de Joni Mitchell, Lana Del Rey, Stevie Nicks e Elton John. Novo episódio já disponível para escuta. Abaixo ficam os destaques semanais, leiam também a nova Carta NUCLEAR.

Fiquem connosco!

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.