Porto/Post/Doc regressa em novembro e propõe discussão em torno das urgências sociais e climáticas adensadas pela pandemia

por Comunidade Cultura e Arte,    27 Julho, 2021
Porto/Post/Doc regressa em novembro e propõe discussão em torno das urgências sociais e climáticas adensadas pela pandemia
“Nuestra voz de tierra, memoria y futuro”, filme de Marta Rodríguez e Jorge Silva
PUB

Tem lugar entre os dias 20 a 30 de novembro a oitava edição do Porto/Post/Doc. O festival portuense mantém a estrutura competitiva e programática dos últimos anos, integrando obras nacionais e internacionais de produção recente, documentários musicais, programas especiais curados por realizadores próximos do seu universo e programas temáticos. Na urgência de olharmos o mundo que nos rodeia, mais de um ano volvido desde o aparecimento da pandemia, o tema central para a edição 2021 segue o repto Ideias para Adiar o Fim do Mundo. Compilando curtas e longas metragens, o programa central traz para a mesa de debate questões climáticas, sociais, políticas e ideológicas. Este será também o tema orientador do Fórum do Real, que integrará três painéis dedicados aos temas: A Terra, com moderação da jornalista Raquel Ribeiro; A Comunidade, com moderação do jornalista Abel Coentrão; e A Liberdade, com moderação do jornalista Ricardo Alexandre.

Numa altura em que a nossa vida corre o risco de se tornar num pesadelo, importa, mais que nunca, defender o direito de todos a um futuro que inclua a ideia de felicidade. Inspirado no livro homónimo de Ailton Krenak, o programa Ideais para Adiar o Fim do Mundo inspira-se na vontade do activista e pensador indígena para encontrar um paradigma inclusivo e promover uma acção conjunta e informada de conhecimento e humanismo. Filme a filme, a secção temática faz uma viagem guiada por velhas e novas perspectivas sobre o nosso mundo, ideias alternativas ao consumismo, desejos de uma realidade onde se derretem as diferenças e que alargam as formas de pensar a existência humana.

“Aggregate States of Matters”, filme de Rosa Barba

Começando na missão hercúlea de devolver dignidade a toda uma cultura ostracizada pelas multinacionais, fixada em White Cube, de Renzo Martens, e culminando no conhecimento produzido, hoje, pela ciência e tecnologia de Who We Were, de Marc Bauders. Espaço ainda para repensarmos novas urbanidades e formatos de vivência comunitária, como os que vemos em Demain, de Cyril Dion e Melanie Laurent, e Nuestra voz de tierra, memoria y futuro, de Marta Rodríguez e Jorge Silva, assim como a relação, hoje tão questionada, entre o Homem e os restantes ser vivos, tão bem exposta em Antropocene: The Human Epoch, de Jennifer Baichwall. O programa completa-se ainda com um programa de curtas que integra três trabalhos de Rosa Barba (Aggregate States of MattersBending to Earth e Disseminate and Hold), assim como Birds In the Earth, de Marja Helander.

“Who We Were”, filme de Marc Bauder

A oitava edição do Porto/Post/Doc abre com um cine-concerto de homenagem ao cinema português. Maria do Mar, de José Leitão de Barros, musicado ao vivo pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa com direção musical de Vasco Pearce de Azevedo, a partir de uma partitura original de Bernardo Sassetti. A cópia restaurada é apresentada em estreia no Porto no âmbito de uma parceria entre o festival, a Cinemateca Portuguesa, a Casa Bernardo Sassetti e o Teatro Municipal do Porto.

O Porto/Post/Doc realiza-se entre os dias 20 e 30 de novembro no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. À semelhança do que aconteceu em 2020, o festival contará ainda com uma extensão ao online, onde será possível visualizar grande parte dos filmes seleccionados. Mais detalhes sobre a programação serão revelados nos próximos meses.

Selecção Ideias Para adiar o Fim do Mundo

Aggregate States of Matters, Rosa Barba, Perú, Alemanha, 2019, DOC., EXP., 18′
Anthropocene: The Human Epoch, Jennifer Baichwal, Nicholas de Pencier, Edward Burtynsky, Canadá, 2018, DOC., 87′
Bending to Earth, Rosa Barba, EUA, Alemanha, 2015, DOC., EXP., 11′
Birds In The Earth, Marja Helander, Finlândia, 2018, DOC., 11′
Demain, Cyril Dion, Melanie Laurent, França, 2015, DOC. 120′
Disseminate and Hold, Rosa Barba, Alemanha, 2016, DOC., EXP., 32′
Nuestra voz de tierra, memoria y futuro, Marta Rodríguez, Jorge Silva, Colômbia, 1981, DOC., 108′
White Cube, Renzo Martens, Holanda, Bélgica, DR Congo, 2020, DOC., 78′
Who We Were, Marc Bauder, Alemanha, 2021, DOC., 114′

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados