Porto recebe exposição com obras de Alberto Giacometti
“Se me perguntassem quais foram os cinco dias mais bonitos da minha vida, aquele com as esculturas de Giacometti seria certamente um dos primeiros três”. Foi assim que Peter Lindbergh descreveu o dia em que foi convidado a fotografar o espólio de Alberto Giacometti, na Fundação do artista em Paris. O resultado deu origem a uma exposição conjunta, das esculturas de Giacometti e as fotografias de Lindbergh, que chega agora ao Porto.
A exposição “Alberto Giacometti – Peter Lindbergh. Capturar o Invisível”, até agora apenas exposta no Instituto Giacometti em Paris, no ano passado, será apresentada de 1 de abril a 24 de setembro de 2020, no MMIPO – Museu da Misericórdia do Porto.
Um diálogo íntimo entre a obra de Alberto Giacometti, um dos mais aclamados escultores do séc. XX, e a fotografia de Peter Lindbergh, que desvenda uma notória similitude na forma como representam a realidade. Esta iniciativa, inserida no âmbito das comemorações do 5.º aniversário do Museu, é também um tributo ao lendário fotógrafo de moda que morreu prematuramente em setembro de 2019 e que esteve totalmente envolvido no processo de trazer a exposição para o Porto.
Pedro Nunes, Diretor do MMIPO, recorda o momento em que recebeu Peter Lindbergh no Porto: “Ele estava muito interessado em perceber todos os detalhes do espaço e na interação entre a exposição e o edifício. Mas fez também questão de conhecer a cidade e as pessoas. Esta exposição é uma homenagem ao seu legado. A sua arte permanecerá.”
Fascinado, desde novo, pela obra e personalidade de Giacometti, Lindbergh foi convidado pelo Instituto Giacometti, em Paris, a fotografar a coleção, em 2017. Deste encontro resulta uma coleção de fotografias que estarão lado a lado com as esculturas, criando um diálogo entre os dois artistas, que partilham a procura pela representação da realidade e a contemplação como forma de acesso à verdade.
A exposição acolhe mais de 110 obras, incluindo esculturas em bronze e desenhos de Alberto Giacometti, bem como fotografias de Peter Lindbergh à coleção. Numa sala exclusiva, estarão em exibição alguns dos mais icónicos retratos da carreira do fotógrafo de moda, entre os quais os protagonizados por Naomi Campbell, Uma Thurman e Julianne Moore. No final da exposição, os visitantes são convidados a provar um cálice de vinho do Porto Taylor’s no bar do jardim do museu.
Esta iniciativa resulta de uma nova parceria entre o MMIPO – Museu da Misericórdia do Porto, a marca de vinho do Porto Taylor’s e a Comissária Charlotte Crapts. Recorde-se que as entidades tinham já juntado esforços para trazer a exposição “Pablo Picasso. Suite Vollard”, patente no Palácio das Artes, no Porto, em 2019.