Prémio Pritzker Wang Shu na abertura da 7.ª edição das The Álvaro Siza Talks em Serralves
O Arquiteto chinês Wang Shu, vencedor do Prémio Pritzker de Arquitetura em 2012, será o orador da conferência de abertura da edição 2025 das The Álvaro Siza Talks que, sob o tema “Conversas entre Tradição e Inovação”, convida arquitetos, estudantes e público em geral a participar em três dias de debates dedicados à Arquitetura contemporânea, a partir dos valores e perspectivas inscritos na obra de Álvaro Siza.
A 7.ª edição das Siza Talks tem a curadoria de Carles Muro e está marcada para os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2025, no Auditório do Museu de Serralves.
Na convicção de que a Arquitetura é, em si mesma, uma forma de conversa, cada edição das The Álvaro Siza Talks propõe um diálogo alargado em torno de um tema que serve de enquadramento e estímulo à troca de ideias. Este ano, a reflexão centra-se na tensão entre tradição e inovação, uma relação que está no cerne de toda a atividade artística e que a obra de Álvaro Siza continuamente explora e reinventa. O percurso de Siza demonstra que essa relação é dinâmica e criativa, e que cada geração de Arquitetos pode descobrir de novo o seu lugar entre a herança do passado e as exigências do presente. A diversidade de perspetivas reunidas nas Siza Talks 2025 procura precisamente aprofundar esse diálogo.
Além de Wang Shu, o programa conta com a participação de Ángela García de Paredes (Paredes Pedrosa, Madrid), Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos (Menos é Mais, Porto), Matthias Sauerbruch e Louisa Hutton (sauerbruch hutton, Berlim), Camilo Restrepo Ochoa (AGENdA, Medellín) e Paul e Johannes Robbrecht (Robbrecht en Daem, Gent).
O Comité Científico das Siza Talks integra Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Farrokh Derakhshani (Diretor do Prémio Aga Khan de Arquitetura), Philippe Vergne (Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves) e Carles Muro (coordenador das Talks).
As Siza Talks são uma iniciativa da Fundação de Serralves, organizada em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura, e afirmam-se como um espaço de encontro e partilha entre diferentes gerações e geografias, promovendo uma conversa aberta sobre os desafios e as oportunidades da Arquitetura contemporânea. Este ciclo reforça Serralves enquanto referência internacional na divulgação e contribuição para o pensamento sobre Arquitetura, que constitui um dos grandes eixos estratégicos da Fundação.
A sessão de abertura está marcada para as 19 horas. O programa dos três dias já está disponível para consulta aqui. As conferências serão em inglês com tradução simultânea para português.

