Programa gerido pela Fundação Gulbenkian tem 1,85 milhões de euros para apoiar ONGs portuguesas
Programa Cidadãos Ativ@s lança novos concursos.
Dirigidos às Organizações Não-Governamentais (ONG) portuguesas empenhadas em fortalecer a sociedade civil, reforçar a cidadania ativa e empoderar os grupos mais vulneráveis, são lançados, a 01 de setembro, a novos concursos do Programa Cidadãos Ativ@s.
Estes novos concursos, com uma dotação de 1,85 milhões de euros, pretendem apoiar projetos que se desenvolvam nas quatro grandes áreas abrangidas pelo programa gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto:
Eixo 1 – Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica
Eixo 2 – Apoiar e defender os Direitos Humanos
Eixo 3 – Empoderar os grupos vulneráveis
Eixo 4 – Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil
Cada projeto apresentado poderá ser apoiados com um valor que varia entre 20.000 e 75.000 euros, por um período máximo de 20 meses.
Estes quatro concursos surgem na sequência de outros, lançados em 2018, 2019 e 2020, que já permitiram apoiar 122 projetos com um total de 8,1 milhões de euros.
A 01 de setembro, numa sessão de esclarecimento (que decorrerá presencialmente, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e ainda nas plataformas digitais), os participantes terão oportunidade de colocar questões diretamente à equipa do Programa Cidadãos Ativ@s. A sessão de esclarecimento é seguida de um workshop de casos práticos e preenchimento do formulário de candidatura (apenas presencial).
O acesso à sessão online é feito no próprio dia e não exige pré-inscrição.