Projecto “Casulos” arranca nas Caldas da Rainha com José Malhoa, Dado e Carolein Smit
A exposição integra o programa multidisciplinar apresentado pela Direção Regional de Cultura do Centro.
Casulos é um programa multidisciplinar, proposto pela Direção Regional de Cultura do Centro, que passará pelos municípios das Caldas da Rainha e de Figueiró dos Vinhos. Este é o resultado de um protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Centro e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito da operacionalização do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018, com vista à execução do projeto vencedor, na área da Inovação Cultural, “Teatro da Pessoa – Partilha e Intervenção Cultural”.
Este roteiro de mediação cultural pretende promover o desenvolvimento da criação artística, a partilha cultural em diferentes faixas etárias das populações da Região Centro, e mobilizar os jovens numa estratégia de capacitação destes como agentes culturais nas comunidades.
Casulos tem início a 20 de maio de 2021 e prolonga-se até 20 de março de 2022, o programa integra duas exposições e três residências artísticas. A primeira exposição “Casulos. José Malhoa, Dado e Carolein Smit” é inaugurada a 20 de maio, no Museu José Malhoa. A segunda exposição, tem lugar no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, junto ao Casulo de Malhoa. As residências artísticas, nos dois concelhos, integrarão as comunidades locais no processo criativo e tocarão vários domínios artísticos.
A Exposição – Casulos. José Malhoa, Dado e Carolein Smit
Esta exposição é o ponto de partida do projeto Casulos, é o primeiro momento do seu calendário e é o mote conceptual de toda a programação.
O que há em comum entre Malhoa, Dado e Carolein Smit? Quais são os mundos que os aproximam e quais os que os separam? Casulos. José Malhoa, Dado e Carolein Smit é o diálogo expositivo que responde a estas questões. O Museu José Malhoa será o local de encontro entre as obras mais “solares” de Malhoa e as obras de Dado e Carolein Smit, selecionadas a partir da Coleção Treger/ Saint Silvestre. Um encontro improvável que celebra Malhoa, Dado, Smit e a energia da vida sob a perspetiva de cada um dos artistas.
A Exposição Casulos. José Malhoa, Dado e Carolein Smit. abre a 20 de maio, no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, e está patente até 9 de janeiro de 2022.
Casulos é um projeto da Direção Regional de Cultura do Centro, financiado pelo IPDJ no âmbito do Orçamento Participativo Jovem 2018, e conta com a colaboração do Município de São João da Madeira, da coleção Treger/ Saint Silvestre, do Município de Figueiró dos Vinhos e da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.