Projecto de investigação cria ciclo de debates sobre o que é “Ser Músico em Portugal”

por Comunidade Cultura e Arte,    29 Setembro, 2022
Projecto de investigação cria ciclo de debates sobre o que é “Ser Músico em Portugal”
Fotografia de Oleg Ivanov / Unsplash
PUB

O projecto de investigação PROMFUS, com uma equipa de 23 investigadores, é coordenado pelo insigne musicólogo Rui Vieira Nery.

O projecto de investigação PROFMUS – Ser músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985) apresenta um ciclo de conversas intitulado “Ser Músico em Portugal”, entre Outubro e Novembro de 2022, no Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria (Monte Estoril).

Trata-se de uma iniciativa directamente ligada à exposição “Ser Músico em Portugal (1750-1985)”, patente no mesmo museu desde 2 de Julho, e que finda a 6 de Novembro de 2022. Esta exposição traz pela primeira vez ao público “uma extraordinária riqueza documental dos espólios da Irmandade de Santa Cecília e Montepio Filarmónico, e do Arquivo Histórico do Sindicato dos Músicos, e que são fontes fundamentais para um maior conhecimento da história da vida musical em Portugal entre o final do Antigo Regime até às últimas décadas do século XX.”, pode ler-se num comunicado de imprensa.

Este ciclo de conversas conta com a participação de diversos intervenientes relevantes nas diferentes vertentes associadas a cada tema.

Programa

7.OUT.2022 | 18H30 – DO SINDICATO NACIONAL DOS MÚSICOS AO CENA-STE
Luís Pacheco Cunha, Carlos Passos, Rui Galveias, Joana Manuel, Manuel Deniz Silva (moderador)

15.OUT.2022 | 15H30 – SER MÚSICO EM PORTUGAL HOJE
Luís Tinoco, Pedro Wallenstein, Américo Rodrigues, Hélder Moutinho, Cristina Fernandes (moderadora)

5.NOV.2022 | 16H00 – UMA QUESTÃO DE CLASSE: TRÊS SÉCULOS DE ASSOCIATIVISMO MUSICAL EM PORTUGAL Rui Vieira Nery, Cristina Fernandes, Manuel Deniz Silva, Tiago Manuel da Hora (moderador)

PROFMUS – Ser músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985) é um projecto de investigação do Instituto de Etnomusicologia – estudos em música e dança (INET-md) coordenado pelo musicólogo Rui Vieira Nery, e que conta com uma equipa de 23 investigadores. É o primeiro projecto desta natureza a trabalhar sobre a temática em causa.

PROFMUS é ainda um projecto de investigação financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto PTDC/ART-PER/32624/2017.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.