Promotores dos prémios Play criam academia e Prémio Vodafone Canção do Ano passa a ter 6 nomeados
Em 2021, a 3.ª Edição dos Play — Prémios da Música Portuguesa, que distingue os artistas e bandas nacionais com obras originais editadas no ano anterior, decorre no próximo dia 08 de Julho, numa gala no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com duas importantes novidades: a criação da ACADEMIA PLAY, que pretende reunir cerca de 300 profissionais do sector, e o aumento do número de nomeados da categoria Vodafone Canção do Ano, o único prémio eleito pelo público, para seis nomeados.
De forma a tornar o processo de escolha dos nomeados e vencedores mais inclusivo, os promotores Audiogest e GDA decidiram criar este ano a Academia Play, que poderá atingir um número total de 300 elementos, sendo constituída em cerca de ⅔ por produtores musicais, agentes e managers, artistas nomeados e vencedores do ano anterior, técnicos de som, iluminação, vídeo e backline, promotores de festivais e grandes eventos musicais, e programadores de auditórios. O restante terço será constituído por profissionais de rádio, televisão, imprensa, digital, actores, apresentadores e outros membros da sociedade civil, bem como representantes dos patrocinadores Vodafone, EA e Sagres. Os elementos da Academia só serão conhecidos após as duas votações que irão efectuar – a primeira para escolha dos nomeados e a segunda para escolha dos vencedores – dias antes da gala de 08 de Julho.
A segunda grande novidade desta edição encontra-se na categoria cuja decisão pertence ao público — Vodafone Canção do Ano. Este prémio, que anteriormente contava com quatro nomeações, passa este ano a contemplar seis nomeados, sendo que terá duas entradas directas na lista: a canção com mais airplay nacional, bem como a canção mais vendida em Portugal. As restantes quatro canções serão escolhidas pela Academia Play, mediante a lista volumétrica que lhe é fornecida para a escolha.
Já a categoria Prémio da Crítica será votada por um painel de 10 jornalistas de música que escolherão directamente o vencedor. As categorias Melhor Álbum Jazz e Melhor Álbum Clássica / Erudita terão dois comités específicos que nomearão e votarão nos vencedores. Já o Prémio Carreira será atribuído pelas direções da Audiogest e GDA, promotoras dos Play – Prémios da Música Portuguesa.
As categorias a concurso são:
- Melhor Grupo
- Melhor Artista Feminina
- Melhor Artista Masculino
- Melhor Álbum
- Melhor Videoclipe
- Artista Revelação
- Prémio Lusofonia
- Melhor Álbum Fado
- Melhor Álbum Música Clássica/Erudita
- Melhor Álbum de Jazz
- Vodafone Canção do Ano
Recorde-se que nas primeiras duas edições, os PLAY – Prémios da Música Portuguesa distinguiram um total de 26 artistas e bandas, apresentaram 17 actuações ao vivo, surpreenderam com duetos inéditos e lançaram o evento que faltava à música nacional, em que músicos, produtores, editoras e demais agentes desta indústria se podem encontrar e celebrar um ano de criatividade e de trabalho.
A gala dos PLAY — Prémios da Música Portuguesa, terá lugar dia 08 de Julho, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com transmissão em directo na RTP 1 e RTP Play, a partir das 21h00.
Organização e patrocinador principal:
Os PLAY – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela AUDIOGEST (que reúne editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes) e pela GDA (que representa artistas, executantes e intérpretes da música portuguesa) sendo por isso os prémios oficiais da música portuguesa.
A Vodafone Portugal é pela terceira vez consecutiva, o Patrocinador Principal e, além de premiar a música nacional no seu todo distingue, em particular, a única categoria a concurso eleita pelo voto do público, “Vodafone Canção do Ano”.