Realizador iraniano Mohammad Rasoulof vence Grande Prémio do LEFFEST

por Lusa,    16 Novembro, 2024
Realizador iraniano Mohammad Rasoulof vence Grande Prémio do LEFFEST
“Les graines du figuier sauvage”, de Mohammad Rasoulof

O filme “Les graines du figuier sauvage”, do realizador iraniano Mohammad Rasoulof, venceu hoje o Grande Prémio do festival de cinema LEFFEST, em Lisboa, revelou a organização.

Integrado na seleção oficial do LEFFEST, o júri atribuiu o prémio máximo ao cineasta dissidente Mohammad Rasoulof, que esteve em Lisboa com um filme que conquistou, em maio, o prémio da crítica internacional e o do Júri Ecuménico no Festival do Cinema de Cannes.

“As sementes da figueira selvagem” é um filme sobre os problemas internos de uma família iraniana devido à profissão do pai, um juiz de instrução, no contexto dos protestos pela morte da jovem Mahsa Amini, em 2022, depois de ter sido detida por não usar corretamente o véu islâmico.

Considerado uma das vozes do cinema iraniano de oposição ao regime conservador islâmico de Teerão, juntamente com cineastas como Jafar Panahi e Saeed Roustaee, Mohammad Rasoulof pôde apresentar o filme em Cannes depois de ter fugido do seu país para a Alemanha, para evitar uma pena de prisão de oito anos.

Em Lisboa, onde Rasoulouf teve oportunidade de falar com o público sobre o filme, o LEFFEST atribuiu ainda o Grande Prémio do Júri, em ‘ex-aequo’, aos filmes “The Shrouds”, do realizador canadiano David Cronenberg, e “Rendez-vous avec Pol Pot”, do cambojano Rithy Panh, tendo ambos também marcado presença no festival.

O realizador chinês Guan Hu venceu o prémio especial com o filme “Black Dog”.
O júri, presidido pelo realizador italiano Mario Martone, decidiu ainda atribuir o prémio de melhor interpretação feminina ao conjunto das atrizes do filme “Vermiglio”, da realizadora Maura Delpero: Martina Scrinzi, Roberta Rovelli, Carlotta Gamba, Rachele Potrich, Anna Thaler, Orietta Notari e Sara Serraiocco.

O prémio de melhor interpretação masculina foi para Karim Leklou, pela prestação em “Le roman de Jim”, dos realizadores franceses Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu.

O prémio Revelação foi repartido pelo realizador inglês Rich Peppiatt (“Kneecap”) e pelo francês Jonathan Millet (“Les Fantômes”).

A 18ª. edição do festival LEFFEST termina no domingo, com a programação a encerrar com a antestreia de “Here”, de Robert Zemeckis, protagonizado por Tom Hanks e Robin Wright, e inspirado numa banda desenhada de Richard McGuire.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.