Realizador Jack Fessenden vai estar em Lisboa a propósito do Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
Jack Fessenden, jovem realizador americano, vai estar em Lisboa a propósito da 2ª edição do Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano, uma iniciativa da FLAD, que se realiza de 7 a 12 de março.
O realizador vai dar uma masterclass, intitulada How I Made Two Feature Films by Age 21 na Faculdade de Belas-Artes da Universidade Lisboa no dia 8 março e apresentar o seu filme Foxhole (2021), na sexta-feira, dia 10 de março, às 19h no Cinema São Jorge. A ação deste filme, que vai ser apresentado pela primeira vez em Portugal, decorre sensivelmente ao longo de 36 horas, em três guerras distintas (a Guerra Civil Americana, a Primeira Guerra Mundial e a guerra do Iraque), acompanha cinco soldados confinados numa trincheira e confrontados com questões morais, com a futilidade de determinadas ações e uma situação de combate cada vez mais volátil.
Jack Fessenden tem já no seu currículo duas longas-metragens escritas, realizadas e estreadas (nas quais vestiu também as camisolas de compositor, montador e produtor). O carimbo biológico — que assume com orgulho — de quem é filho de Larry Fessenden (um dos gurus nova-iorquinos dos filmes de terror independentes, cujo filme Depraved também vai ser exibido neste ciclo) de nada serviria sem uma forte contribuição pessoal (leia-se talento).
Escolhido como um dos “11 grandes cineastas indie de 30 ou menos anos que tu precisas de conhecer” (Indiewire, 2017), Jack Fessenden frequentou assiduamente os estúdios do pai durante a infância e adolescência e a sua curiosidade permitiu-lhe uma aprendizagem prática das diversas etapas da produção de um filme. Fez várias curtas-metragens antes de se estrear, aos 17 anos, no formato longo com Stray Bullets, sobre o qual Chris O’Falt, na mesma Indiewire, disse que o mais impressionante não era apenas a segurança e economia com que o jovem cineasta lidava com a coreografia da violência, mas como encontrava subtileza e profundidade nos momentos mais calmos do filme. Mais ambicioso, Foxhole, a sua obra seguinte, insere-se na longa tradição do filme humanista antibélico, conseguindo atingir “uma beleza quase abstrata” (Josh Siegel, MoMA).
“Este miúdo vai longe”, afirmou Meira Blaustein, cofundadora do Festival de Cinema de Woodstock. Já está a caminho, diríamos nós.
· Título: How I Made Two Feature Films by Age 21 — Masterclass de Jack Fessenden
· Dia: 08/03/2023
· Hora: 17h00
· Local: Grande Auditório da Faculdade de Belas Artes (Lisboa)
· Entrada Livre
Conteúdo patrocinado por Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).