Realizador Todd Haynes vai presidir ao júri do Festival Internacional de Cinema de Berlim 2025

por Lusa,    14 Novembro, 2024
Realizador Todd Haynes vai presidir ao júri do Festival Internacional de Cinema de Berlim 2025
Fotografia de Samir Hussein / Wire Image – via Berlinale.de

O realizador norte-americano Todd Haynes vai presidir ao júri do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que decorrerá em fevereiro, anunciou hoje a organização.

“Todd Haynes é um argumentista e realizador com um talento deslumbrante e um alcance impressionante. A produção de trabalho é ao mesmo tempo estilisticamente versátil e inconfundivelmente sua”, afirmou a nova diretora da ‘Berlinale’, Tricia Tuttle, em comunicado.

Todd Haynes tem 63 anos e é, segundo o festival alemão, “uma das vozes do cinema mais ousadas e distintivas do cinema norte-americano”, por conta de filmes como “Safe” (1995), “Velvet Goldmine” (1998), “Longe do Paraíso” (2002), “I’m not There” (2007) e “Carol” (2015).

Em 1991, numa altura em que era apontado como parte do movimento “New Queer Cinema”, Todd Haynes venceu um prémio Teddy no festival de Berlim com a primeira longa-metragem, “Veneno”.
A 75.ª edição do festival de Berlim está marcada de 13 a 23 de fevereiro e Todd Haynes presidirá ao júri internacional que atribui prémios como o Urso de Ouro e Urso de Prata aos filmes em competição.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.