Refugees Welcome Portugal lança campanha para apoiar refugiados na fronteira entre Itália e França

por Comunidade Cultura e Arte,    8 Novembro, 2021
Refugees Welcome Portugal lança campanha para apoiar refugiados na fronteira entre Itália e França
Grécia / Fotografia de Julie Ricard / Unsplash
PUB

A Campanha Agasalha da Refugees Welcome Portugal está de volta pelo 5.º ano consecutivo.

Entre o dia 1 e o dia 30 de novembro será possível doar roupa de homem, powerbanks e carregadores de telemóvel para apoiar as pessoas que se encontram na fronteira Italo-Francesa.

“Roupa, Chá, Café e Livros. Estes são alguns dos itens enviados em campanhas anteriores e que tiveram como destino a Grécia, a Sérvia, a Bósnia e Herzegovina e a França, servindo para apoiar mais de 3000 pessoas que se encontram às portas da União Europeia, presas em campos de refugiados ou mesmo vivendo nas florestas ou em casas devolutas.”, pode ler-se num comunicado.

Esta realidade é vista diretamente no terreno pelos membros da Refugees Welcome Portugal desde 2018 aquando a sua primeira ação humanitária na Bósnia e Herzegovina. Esta experiência no terreno permitiu à associação estabelecer parcerias com as entidades locais e, assim, aferir de forma realística as necessidades in loco e organizar a Campanha Solidária #Agasalha que está agora na sua 5ª edição. 

Este ano o destino das doações é Itália, mais propriamente a região de Ventimiglia na fronteira com a França. Este é um ponto de trânsito de muitos migrantes que têm como objetivo ir para França e, posteriormente, para o Reino Unido. Apesar de não muito noticiada, a região de Ventimiglia tem sido palco de graves violações aos Direitos Humanos por parte das autoridades fronteiriças que têm impedido as pessoas de seguir o seu percurso, obrigando-os a viver em condições precárias e em grandes dificuldades.

“Deste modo, em parceria com as organizações no terreno, elaborámos uma lista de doações que são bastante requisitadas pelos migrantes, nomeadamente roupa de homem de Inverno e powerbanks e cabos de telemóvel. Durante o mês de novembro será efetuada a recolha dentro da área do distrito do Porto e objetivo é que os bens cheguem a Ventimiglia ainda em Dezembro.”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Esta é uma oportunidade da sociedade civil em Portugal se envolver diretamente no apoio às pessoas que se encontram em trânsito, garantindo um impacto imediato da sua doação no terreno, já que as doações assim que recebidas serão imediatamente distribuídas.

Quem quiser apoiar com os bens solicitados, doações monetárias ou organizar um ponto de recolha pode contactar diretamente a Refugees Welcome Portugal através do e-mail ou do número de WhatsApp criados para o efeito. Recomenda-se também a consulta do website para mais informações e acesso à lista completa de bens a recolher.

A Campanha Solidária Agasalha surgiu no final de 2017, dando oportunidade à comunidade local de se mobilizar e contribuir para projetos fora do país,  ajudando diretamente milhares de requerentes de asilo na Europa (e às suas portas), enquanto vivem em abrigos improvisados e tendas de verão, sem isolamento, pavimento ou aquecimento. Enquanto que nos centros de trânsito/campos de refugiad@s podemos encontrar mais Mulheres, Crianças e Famílias, fora dos campos — nas ruas, em tendas nas florestas ou em casas abandonadas — a maior parte da população é do sexo masculino. Sem apoios, alojamento digno ou dinheiro, estas pessoas dependem, maioritariamente, de pequenas organizações de ativistas no terreno que os apoiam através da doação de alimentos, roupa, tendas e artigos de higiene e de saúde. Com capacidades muito limitadas também estas organizações lutam por manter-se ativas, dependendo também de doações de bens e dinheiro para continuarem a apoiar os migrantes em situações de extrema vulnerabilidade. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados