“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, estreia na Filmin. Filmografia do realizador vai estar em destaque na plataforma
A Filmin recebe no dia 11 de Julho, Retratos Fantasmas, o filme mais recente de Kleber Mendonça Filho. Uma ode apaixonada à cidade natal do realizador, que explora as suas ricas histórias e memórias, revisitando-as através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio.
No âmbito da estreia de Retratos Fantasmas, a plataforma apresenta quatro curtas-metragens do realizador Kleber Mendonça Filho, todas filmadas na cidade de Recife.
A Filmin recebe o mais recente filme de Kleber Mendonça Filho, Retratos Fantasmas que conquistou a audiência e a crítica nacional e internacional.
Fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, Retratos Fantasmas eleva o espaço histórico e humano da cidade de Recife, a capital do estado brasileiro de Pernambuco, a personagem principal e revisita-o através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Uma ode apaixonada à cidade natal de Kleber Mendonça Filho, que explora as suas ricas histórias e memórias de forma pessoal e honesta, envolvida por uma banda sonora contagiante.
Os clássicos palácios de cinema do centro do Recife do século XX já não existem. Essa área da cidade é agora uma espécie de sítio arqueológico, revelando aspectos perdidos da vida em sociedade. E isto é apenas uma parte da história. Uma viagem multidimensional através do tempo, do som, da arquitetura e do cinema.
No âmbito da estreia de Retratos Fantasmas, a plataforma apresenta quatro curtas-metragens do realizador Kleber Mendonça Filho, todas filmadas na cidade de Recife.
Recife Frio, um falso documentário sobre uma estranha mudança climática na cidade tropical de Recife, na região do Nordeste do Brasil, que, inexplicavelmente, passa a ser fria. Este ‘mockumentary’ torna-se gradualmente crítico, olhando para o clima, o desenvolvimento urbano e a interação social de todos os ângulos. No fim das contas, um raio de sol atravessa as nuvens?
Montado a partir de fotografias 35mm e evocando o trabalho do iconoclasta Chris Marker em “La Jetée”, Kleber Mendonça Filho cria em Vinil Verde, uma fantasia de terror para crianças de todas as idades através de uma adaptação livre de uma fábula infantil russa.
Para a curta-metragem A Copa do Mundo no Recife, Kleber Mendonça Filho percorreu durante três semanas as ruas e capturou a verdade da sua cidade natal, o Recife, durante a invasão do Mundial de 2014. No Recife, a cidade natal da lenda do futebol Rivaldo, quase toda a gente é louca por futebol. À medida que a cidade é invadida pelo Mundial, também se depara com uma enorme pobreza e problemas sociais. Uma visão fascinante dos acontecimentos pelo realizador e habitante da cidade, Kleber Mendonça Filho.
Sobre este filme encomendado, o cineasta comenta: “Vejo esse filme de 15 minutos como uma cápsula do tempo para o futuro. Na verdade, 6 anos depois, o Brasil já parece muito diferente. E aquele 7 x 1 realmente foi o início de todo esse mau agouro.”
Por fim, Eletrodoméstica (2005) é uma deliciosa comédia dramática que estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Na década de 1990, uma família da classe média do Recife, composta por uma mãe e seus dois filhos, vive numa casa que está repleta de electrodomésticos supérfluos capazes de fazer muito barulho. Um retrato que coloca em questão os padrões de consumo vigentes.
Os filmes estarão disponíveis na plataforma a partir do dia 11 de Julho.