Rewind It FM: uma webradio de música alternativa criada por um português

por Comunidade Cultura e Arte,    10 Janeiro, 2018
Rewind It FM: uma webradio de música alternativa criada por um português
PUB

Rewind It é uma plataforma de promoção de música, artistas e coletivos em forma de webradio, que é transmitida diariamente das 19h à 1h da manhã (GMT).

Criado em Londres em 2013, o projeto “Rewind It” foi desenvolvido por B.Riddim, um artista português sediado naquela cidade. Inicialmente sob um formato de radioshow transmitido semanalmente numa rádio portuguesa, Rewind It contou ao longo de quatro anos com um extenso leque de artistas nacionais e internacionais que deram o seu contributo para a divulgação de várias culturas musicais sempre num contexto mais underground. Mantendo uma conotação com a cultura Bass, Rewind It abre portas a diversos estilos onde cruza sonoridades e experiências provenientes de vários pontos do globo.

Após anos de trabalho direccionado na promoção de artistas, criação de eventos e a impulsionar sonoridades alternativas, surge em 2016 o início de uma parceria com Sam Kirton, um programador inglês, que viabilizou a possibilidade de ter maior autonomia com a criação de uma webradio.
Nasce assim Rewind It FM, uma plataforma onde para além da programação “live” diária, é possível ouvir os podcasts mais antigos, o conteúdo de todos os colaboradores, devidamente organizados no seu perfil, bem como entrevistas a artistas portugueses e estrangeiros ou sessões de curadoria por parte de editoras e promotoras.

Cada colaborador de Rewind It, conta com um perfil pessoal, onde se encontra uma descrição muitas vezes indicativa do estilo de som que podemos ouvir. É na sua página que cada pessoa tem organizada as suas contribuições para a comunidade, os seus podcasts, sendo que frequentemente outros músicos e djs são convidados para fazerem parte das suas edições.

“Queremos com isto dar tempo de antena a novos talentos e permitir aos ouvintes um fácil acesso a música com um cariz mais diverso e, grande parte das vezes, desconhecido, nunca perdendo o critério e o ecletismo que sempre nos caraterizou. Garantimos diversidade nunca esquecendo as raízes de cada género ou cultura”, revelam os mentores do projecto num comunicado enviado para a nossa redacção.

A plataforma de Rewind It pode assim ser explorada a partir do computador onde o usuário tem a possibilidade de, mediante um registo, aceder a conteúdo exclusivo, interagir com colaboradores ou outros utilizadores nos seus programas preferidos, entre outras ferramentas que aos poucos vão estar disponíveis. Tudo isto em Rewindit.fm.”

No caso de smartphone ou tablet, Rewind It FM pode ser descarregada gratuitamente tanto para IOS como para Android. Basta para isso aceder à Apple Store ou Google Play, respetivamente. A primeira versão da App tem um carácter mais intuitivo e simplista que a plataforma web perspectivando-se uma segunda versão cheia de novidades e mais acessibilidades.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.