Ricardo Araújo Pereira, Manuel Alegre, Miguel Esteves Cardoso, Joana Marques e Luísa Sobral na Feira do Livro de Aveiro

por Comunidade Cultura e Arte,    10 Junho, 2024
Ricardo Araújo Pereira, Manuel Alegre, Miguel Esteves Cardoso, Joana Marques e Luísa Sobral na Feira do Livro de Aveiro
Joana Marques / Fotografia de Matilde Fieschi
PUB

De 21 de junho a 7 de julho, a Praça do Rossio e o Mercado do Peixe, em Aveiro, recebem mais de 40 propostas multidisciplinares desde uma área de exposição e venda de livros, sessões de poesia a bordo de moliceiros, concertos, entrevistas, mesas de debate, apresentações de livros, conversas-concerto, programação infantil e dj sets. A entrada é gratuita.

Promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro regressa a um dos locais mais emblemáticos da cidade, o Rossio. Depois das obras de requalificação, este novo espaço permite a reorganização dos expositores de forma a ter uma maior variedade e número de participantes, passando de 29 para 50 expositores, em relação a 2023.  

Tati Bernardi / Fotografia de Renato Parada

Esta expansão implica uma diferente organização do espaço, permitindo a separação entre a feira e as atividades, que encontram o palco no Mercado do Peixe. Nas palavras do presidente da CMA, José Ribau Esteves, “este é o momento certo para reinventar o evento, colocando a atenção na programação cada vez mais eclética e internacional, trazendo a Aveiro algumas das figuras mais relevantes da literatura de língua portuguesa”. O autarca acrescenta ainda que se “pretende o desenvolvimento de um evento literário e cultural que estimule o debate na cidade e convoque os cidadãos a refletir sobre o mundo em que vivemos.

Com um universo temático focado na emigração, imigração, transnacionalidade, a arte da partida e os 500 anos de Camões, a Feira do Livro de Aveiro é o palco para o debate de alguns dos temas mais sensíveis da atualidade. A sessão de abertura conta desde logo com a presença de Manuel Alegre. Ao longo de mais de duas semanas de programação, haverá ainda entrevistas e debates com nomes como Miguel Esteves CardosoRicardo Araújo PereiraDulce Maria CardosoMartim Sousa TavaresJoana MarquesRui CouceiroPatrícia ReisRosa Alice BrancoFernando Pinto AmaralFrancisca Camelo, Afonso Reis CabralÁlvaro CuriaIsabel Rio NovoLuca Argel, Marta Hugon e Arthur Larrue. Destaque ainda para a conversa “Rumo à Eternidade” entre o maior divulgador de ciência português, Carlos Fiolhais e um dos mais talentosos e promissores investigadores mundiais na área da biotecnologia e best-seller mundial, o dinamarquês Nicklas Brendborg (o mais jovem finalista do Royal Society Science Book Prize). O leque de convidados internacionais fica preenchido com nomes como Stênio Gardel (vencedor do National Book Award), Victor Vidal (vencedor do Prémio Leya 2023), Ondjaki e Tati Bernardi.

Ricardo Araújo Pereira / Fotografia de Karime Xavier

Na música, há espaço para três conversas-concerto com Ana Lua CaianoLuísa Sobral e os brasileiros Almério e Martins, e ainda, uma escuta partilhada e comentada de algumas canções que marcaram os últimos 50 anos da democracia portuguesa por Luís Freitas Branco e Carlos Vaz Marques. A programação musical fica completa com dj sets e os espetáculos ao vivo de Samba Sem FronteirasSamba da Ria e “A Jigsaw”. Este último, com uma série de pequenos concertos de canções de marinheiros, de piratas, de pescadores, com artistas que há muito se dedicam a universos musicais intimamente ligados ao sentimento de partida. 

A Feira do Livro de Aveiro aposta também nas Fanzines e no Universo do Fantástico. O ciclo de conversas “Zine Talks”, com curadoria Zine City, foca-se na edição alternativa, com criadores e autores de fanzines de todo o país. Já o ciclo de conversas “O mundo fantástico da literatura”, com curadoria da Convergência, traz autores do universo fantástico e da história especulativa como Nuno AlmeidaDavid SoaresLuís SilvaMichel Alex e Mário Nuno Neves.

A programação fica completa com sessões de poesia a bordo dos tradicionais moliceiros, as noites de autores aveirenses e o espaço infantil “Lilliput”, que este ano incorpora o Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância.

Todas as sessões têm entrada livre e decorrem no Mercado do Peixe, em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros, no Rossio. Toda a programação pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Aveiro e acompanhada através das redes sociais da Feira do Livro de Aveiro.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.