Ricky Gervais sobre a cultura do cancelamento: “Hoje, algumas pessoas perderam o senso de ironia e contexto”
Ricky Gervais, autor de séries como “The Office”, “Derek” ou “After Life”, concedeu uma entrevista ao jornal Metro e abordou vários temas; um dos quais a “cultura do cancelamento”.
Para o humorista, que nasceu em Whitley, Reading, no Reino Unido, e de acordo com a entrevista do jornal Metro: “toda a gente tem o direito de não ver um comediante porque não gosta dele, mas quando as pessoas tentam que alguém seja despedido porque não gostam da sua opinião sobre algo que não tem nada a ver com o seu emprego… é a isso que chamo cultura do cancelamento e não é fixe”, disse o artista e acrescentou ainda que “Desligarem a vossa própria televisão não é censura. Tentarem fazer com que outra pessoa desligue a sua televisão porque não gosta de algo que estão a ver, é diferente”, afirmou o humorista.
Gervais disse ainda que “toda a gente tem permissão para te chamar cretino, toda a gente tem permissão para deixar de ver o que tu fazes, toda a gente tem o direito de queimar os teus DVDs, mas não devias ir parar a tribunal por fazeres uma piada de que alguém não gostou” e acrescentou, ainda na mesma entrevista ao Metro, que “se não concordas com o direito que alguém tem de dizer algo com o que não concordas, não concordas com a liberdade de expressão”.
Recentemente, o comediante britânico afirmou também numa entrevista que a série “The Office”, um dos maiores sucessos do artista, não seria bem recebida se fosse lançada hoje e com o clima cultural em que se vive: “‘The Office’ sofreria porque as pessoas levariam as piadas muito a sério. Era uma série sobre tudo — era sobre diferença, sexo, raça, todas as coisas que as pessoas temem até serem discutidas ou comentadas agora, caso digam a coisa errada e sejam canceladas. Hoje, algumas pessoas perderam o senso de ironia e contexto”, completou o artista.
Neste momento, Ricky Gervais está a preparar a terceira temporada de “After Life”, série da Netflix As filmagens começam em Setembro e os novos episódios devem estrear em 2021.