Rodrigo Cavalheiro: quando a música e a poesia se entrelaçam
Rodrigo Cavalheiro, o frontman de bandas como Born A Lion e Country Playground, desvendou em Fevereiro passado o tema «Carta Para a Falsidade», o primeiro avanço do seu álbum de estreia que é lançado no próximo dia 19 de Março. O tema alia a voz de Rodrigo Cavalheiro a uma guitarra acústica e a uma letra de coração despido.
Rodrigo Cavalheiro chegou no final dos anos 90 a Portugal, vindo do Brasil. Numa noite passada em Leiria, a caminho da Guarda, onde aguardava trabalho, entrou num bar chamado Arts, onde o rock entoava e as conversas sobre músicas eram rainhas. Viria a referir que no Brasil se ouvia Pavement enquanto em Portugal se ouvia Jesus & The Mary Chain e Joy Division. No dia seguinte partiria para a Guarda, pensando que nunca mais veria as pessoas com quem esteve em amena cavaqueira na noite anterior, mas tal não se viria a verificar pois seria com algumas destas pessoas que viria a formar os Born A Lion, uma das grandes bandas de rock ‘n’ roll de Leiria.
A 19 de Março é lançado o seu primeiro trabalho em nome próprio, «Passarela de Relâmpagos», um álbum onde Rodrigo Cavalheiro abre o coração e convida todos os seus fantasmas para protagonizarem as suas sentidas letras em forma de poesia, que contam a história da sua vida antes de sair do Brasil, na primeira pessoa. Desilusões, angústias, receios… uma autobiografia em forma de poemas interpretados em música é o que podemos esperar deste trabalho. Este álbum tem participações especiais, nomeadamente de Afonso Rodrigues (Sean Riley & The Slowriders/Keep Razors Sharp) e de Guilherme Gonçalves na produção e arranjos, e foi gravado nos Black Sheep Studios, em Sintra.
Para apresentação do álbum foi criado um vídeo de promoção da autoria de Bruno Gallini
No próximo dia 23 de Março o álbum é apresentado em Leiria, no Teatro Miguel Franco, espetáculo inserido no Clap Your Hands Say F3st!.
O álbum segue para a estrada em Abril com datas no Porto, Lisboa e Coimbra, seguindo-se mais datas a anunciar nos meses seguintes, esta que será uma digressão com Rodrigo Cavalheiro acompanhado apenas do seu violão.
Ouve aqui o tema de avanço: